Divulgado o resultado do 2º Concurso Leiteiro de Fazenda

Foi divulgado na tarde de hoje (24/08) o resultado do 2º Concurso Leiteiro de Fazenda. Na raça Gir, a grande campeã foi WCBL84 – ESCÓCIA DA BDL, do expositor Wilson Carneiro Silva Júnior, registrou produção total de 129,84 kg/leite corrigido para solidos totais e produção média de 25,97 kg/leite corrigido para solidos totais. A reservada grande campeã foi FGVP 1329 – MACIOTA da EPAMIG do expositor Leonardo de Lima Avelar, com produção de 122,07 kg/leite corrigido para solidos totais e produção média de 24,41 kg/leite corrigido para solidos totais. A matriz WCBL84 – ESCÓCIA DA BDL também recebeu o título de melhor úbere (vaca adulta).  O filho do expositor Wilson Carneiro Silva Júnior, Leonardo Ferreira Carneiro, de apenas dez anos, representou o pai no evento. Apesar da pouca idade, ele já tem um discurso de campeão. “Estou muito feliz porque foi um trabalho de onze anos na fazenda Berço da Lua, é muito bom ter esse evento aqui, esperamos ganhar muitos outros prêmios iguais a esse”, afirmou.

Já na raça Guzerá, a grande campeã da categoria vaca adulta é a fêmea JAJ 3213 MONALISA JA do expositor Marcelo Garcia Lack e outros condomínios, teve produção total de 93,24 kg/leite e produção média de 18,65 kg/leite corrigido para solidos totais. A reservada grande campeã foi JCGU 329 GELATINA CAMARÃO do expositor Joel Magno dos Santos com produção total de 83,94 kg/leite corrigido para solidos totais, com média de 16,79 kg/leite corrigido para solidos totais.
A matriz JAJ 3213 MONALISA JA também recebeu o título de melhor úbere (vaca adulta). “O prêmio representa muito para uma criação. É fundamental para ajudar os pequenos produtores que vivem da atividade. Mostrar que o Zebu é capaz de dar leite no nível de fazenda como qualquer produtor consegue tratar”, disse o expositor vencedor Marcelo Garcia Lack.

Participaram do concurso 10 matrizes, sendo 7 vacas da raça Gir e 3 da raça Guzerá. As ordenhas oficiais, foram realizadas na Fazenda Escola da Fazu, durante cinco dias de prova, sendo duas ordenhas diárias com análise qualitativa do leite, e sempre com ordenhadeira mecânica. “Espero que esse resultado possa auxiliar os criadores no processo de seleção e identificação da criação. Provando os animais nesse tipo de concurso, onde temos um sistema totalmente padronizado com condições igualitárias e bem próximas da realidade da agropecuária leiteira nacional. Isso mostra e valoriza o Zebu nesse tipo de produção de leite”, concluiu Mariana Alencar, gerente do PMGZ Leite.

 Resultado 2º Concurso Leiteiro de Fazenda

Fonte: ABCZ

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *