Diretor acadêmico da Fazu será moderador em debate de Fórum Índia-Brasil

O diretor acadêmico da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Carlos Henrique Cavallari Machado, será moderador do debate “Identificar potencialidades atuais de estreitamento de relações políticas, econômicas e culturais entre os dois países no Brics”, no Fórum Brasil-Índia. O evento acontece durante a ExpoZebu 2016, e está sendo promovido pela Fundação Edilson Lamartine Mendes – “Museu do Zebu”. O Fórum é dirigido a instituições oficiais, entidades de pesquisa, visitantes estrangeiros, centrais de inseminação artificial, estudantes, professores, pecuaristas e público em geral.
No evento, o professor da Fazu e superintendente técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian, conduzirá uma palestra sobre as “Reflexões sobre as relações entre o Melhoramento Genético do Gado Indiano e o Desenvolvimento da Pecuária no Brasil”. O evento acontece no dia 3 de maio, no Salão Nobre da ABCZ.

Programação completa

07h30 – Credenciamento

08h00 – Abertura:
Palavra do Presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos.
Palavra de Embaixador da Índia, Sunil Lala.

08h30 – Projeto “Amado Meu – Cânticos e Danças” de Gunendra Sankari (nome indiano / heterônimo de Carlos Perez).

08h45 – Importação e exportação de material genético zebuíno: Brasil-Índia
Experiências de seleção de zebuínos na Índia e no melhoramento genético no Brasil:
-Ângelo Mário Sousa Prata Tibery; (Selecionar de gado Zebu na Índia)
-Marcos Leonardo Sousa da Costa Moura (Selecionar de gado Zebu na Índia)

09h25 – Tratativas diplomáticas e comerciais bilaterais no processo de importação:
Palestrante: Antônio Pitangui de Salvo (Pecuarista, diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, membro da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte – CNA).

09h45 – Tratativas diplomáticas bilaterais e comerciais no processo de exportação:
Palestrante: Silvio de Castro Cunha Júnior (Pecuarista, diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, Presidente da Agroexport Trading e Agronegocios S/A.

10h30 – Mercado de material genético desenvolvido pelas centrais brasileiras:
-Dr. Fernando Rosa (Representante da Pecplan Abs Importação e Exportação)
-Tatiane Almeida Drummond Tetzner (Representante da CRV Lagoa);
– Alta Genétics

14h – Fontes e história das relações Índia-Brasil nos contextos das importações e desenvolvimento da pecuária do Zebu nacional.
Palestrante: André Azevedo da Fonseca (Pós-doutor Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Professor na Universidade Estadual de Londrina – UEL)
Proposta: Avaliar os efeitos das importações da Índia e da formação da pecuária do Zebu no contexto da modernização da indústria frigorifica no Brasil
Analisar o processo histórico e fontes da região do Triângulo Mineiro nesse processo
Avaliar o Portal Centro de Referência da Pecuária Brasileira – Zebu (CRPBZ) e o acervo de salvaguarda do Museu do Zebu e ABCZ, como importante ferramenta de acesso a documentação, pesquisa e valorização da memória deste legado

14h40 – Reflexões sobre as relações entre o Melhoramento Genético do Gado Indiano e o Desenvolvimento da Pecuária no Brasil
Palestrante: Luiz Antonio Josahkian (Superintendente Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ e professor das Faculdades Associadas de Uberaba – Fazu)
Proposta:
A abordagem em torno das potencialidades do Brasil como grande potência pecuária, tanto na produção genética quanto de carne e leite. Mais de 190 milhões de cabeças. Sendo que 80% da população tem sangue zebuíno. Graças ao trabalho de seleção que preserva grandes rebanhos puros. Com o aumento das necessidades do consumo indiano, surgiram mais oportunidades de negócio para os brasileiros.
A via de mão dupla entre o Brasil e a Índia é a possibilidade de importação pelo Brasil de zebuínos da Índia, que apesar de serem animais rústicos, contribuem para refrescar em parte o sangue do rebanho zebuíno brasileiro.

15h20 – Café acompanhado de “Cânticos e Danças” com Gunendra Sankari

16h -Debate: Identificar potencialidades atuais de estreitamento de relações políticas, econômicas e culturais entre os dois países no Brics.
Participantes: Sunil Lala (Embaixador da Índia no Brasil), Luiz Antônio Josahkian, Antônio Pitangui de Salvo, André Azevedo da Fonseca e Carlos Perez, Arvind Gautan (Supervisor da ABS Global).
Moderador: Carlos Henrique Cavallari Machado (Diretor Acadêmico das Faculdades Associadas de Uberaba – Fazu)

17h40 – Encerramento

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *