O zootecnista e diretor acadêmico da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Carlos Henrique Cavallari Machado, foi o responsável pela avaliação de tipo das matrizes participantes da 1ª Prova de Produção de Leite a Pasto na Raça Gir Leiteiro realizada no CTZL (Centro de Tecnologia em Raças Zebuínas Leiteira). A prova está sendo realizada pela Embrapa Cerrados e Associação de Criadores de Zebu do Planalto (ACZP), com apoio da ABCZ, ABCGil, Fazu e UnB.
De acordo com a organização da Prova, o objetivo principal é o melhoramento genético da raça Gir Leiteiro, através da identificação e posteriormente multiplicação de matrizes, com potencial genético para a produção de leite a pasto. Além disso, a Prova visa formar um banco genético com as melhores fêmeas classificadas, por meio de contrato de parceria a ser celebrado com a Embrapa.
O resultado final e a premiação das novilhas vencedoras ocorrem do dia 26 ao dia 30 de outubro, durante a Exposição Pecuária na Granja do Torto em Brasília/DF. Uma nova prova a pasto será iniciada em outubro de 2016, onde além de animais da raça Gir Leiteiro, participaram novilhas da raça Sindi e Guzerá com aptidão leiteira.
Deixe um comentário