Museu da Árvore Fazu terá três projetos durante o Porteira Adentro 2017

Com mais de 300 árvores nativas do cerrado, o Museu da Árvore (Faculdades Associadas de Uberaba) será apresentado na 21ª edição do Porteira Adentro, maior evento de extensão da Fazu. São três trabalhos de cursos diferentes envolvidos na apresentação do local, conhecido como Bosque da Fazu. Com o tema “Empreender para Crescer”, o objetivo central do Porteira é solucionar problemas do agronegócio, através da apresentação de 126 projetos dos cursos de Agronomia, Agronegócio, Zootecnia, Secretariado Executivo, Sistemas de Informação e Sistemas para Internet. O Porteira Adentro acontece na próxima sexta-feira (02/06), de 8h às 17h30, no campus da Fazu, em Uberaba/MG. A entrada no evento é gratuita.

Os cursos de Agronomia, Secretariado Executivo e Sistemas para Internet mobilizaram esforços para apresentarem o Museu da Árvore no Porteira Adentro 2017. Os visitantes serão recepcionados por uma equipe do curso de Secretariado Executivo, coordenada pelo professor Sérgio Hillesheim, que explicará, por meio de uma caminhada pelo bosque, o contexto histórico do local, que foi criado há quase 40 anos pelo professor Hugo Prata, diretor da Fazu na época, e pelo Argeu do Carmo Russo, da Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais. O lugar é utilizado para aulas práticas da Agronomia, além de ser uma área de preservação ambiental. O bosque também conta com uma Capela Ecumênica, que possui um caminho contendo a oração de São Francisco de Assis, protetor dos animais e padroeiro da ecologia.

O professor Edson Komori, que conduz um projeto com os alunos da Agronomia no local, conta que são mais de 50 espécies de árvores frutíferas, silvícolas, ornamentais e medicinais. “O bosque possui uma grande diversidade de espécies de árvores, como o Amendoim Bravo, que produz uma madeira moderadamente durável, que é utilizada na construção naval; a Sibipiruna, árvore de grande porte, originária do Brasil, podendo chegar a 28 metros de altura; o Eucalipto, sua madeira é muito importante economicamente para alguns países pelo seu rápido desenvolvimento até o ponto de colheita, essas e outras espécies serão apresentadas no Porteira Adentro pelos alunos da Agronomia”, comenta Komori.

O curso de Sistemas para Internet desenvolveu projeto intitulado de “Pesquisa de espécies arbóreas através de QR Code”. “As árvores identificadas pelos alunos da Agronomia receberão placas com um QR Code, código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Os visitantes do Porteira Adentro, aproximando o celular, terão os detalhes especificados de cada espécie de árvore do bosque”, conta o acadêmico do 3º período do curso de Sistemas para Internet e líder do projeto, Vitor da Silva Vicente.

​Sobre o Porteira Adentro

O Porteira Adentro acontece há mais de 20 anos e é uma grande mostra do conhecimento acadêmico e das propostas de inovações tecnológicas para o campo, enriquecendo a formação do aluno e marcando sua passagem pela Fazu, através da interação entre acadêmicos, professores, empresas e a comunidade em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *