Professor da Fazu leva conhecimento técnico em fazendas nos Estados do Pará e do Tocantins

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, esteve entre os dias 15 e 20 de maio nos Estados do Pará e do Tocantins levando conhecimento técnico para clientes das empresas Agroquima, da loja de Araguaína, gerenciada pelo Médico Veterinário Rodrigo Miotto, e para a Dow AgroSciences, representada pelo representante técnico de vendas da região norte do Tocantins, o Engenheiro Agrônomo Pedro Alves.

Em todas as fazendas visitadas o professor Adilson Aguiar orientou como escolher espécies forrageiras, como estabelecer novas pastagens e como maneja-las corretamente, como controlar plantas infestantes e pragas, como corrigir e adubar o solo, como suplementar o rebanho, como dimensionar a infraestrutura de uma fazenda.

Fazenda Nossa Senhora Aparecida

No dia 16 de maio os trabalhos foram realizados na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, no município de São Geraldo do Araguaia, Estado do Pará, que é uma das propriedades do Senhor Alacides Negreiro Rodrigues. As fazendas do senhor Alacides são gerenciadas por um primo Edilson. Nesta visita, o professor Adilson esteve acompanhado por Pedro Alves (Dow), Rodrigo Miotto (gerente da loja de Araguaina), Vandelvano (do departamento de vendas da Agroquima da loja de Araguaína), por Jessica (estagiária da Agroquima) e Junior (amigo da família do proprietário). A fazenda visitada tem 4.084 ha com 3.388 ha de pastagens nos quais pastejam em média 5.500 animais em atividade de ciclo completo (cria, recria e engorda).

Fazenda Vista Alegre

No dia 17 de maio os trabalhos foram realizados na Fazenda Vista Alegre, no município de Carmolândia, Estado do Tocantins, propriedade do Senhor Francisco Tuti Filho, e que é gerenciada pelo seu filho Francisco Tuti Neto. Nesta visita o professor Adilson esteve acompanhado por Pedro Alves (Dow), Rodrigo Miotto (gerente da loja de Araguaína), Antônio Abrão (representante de vendas nos Estados do Pará e do Tocantins da loja da Agroquima de Araguaína), por Jarbas (promotor da Agroquima da loja de Araguaína). A fazenda visitada tem 29.040 ha com 16.940 ha de pastagens nos quais pastejam em média 28.000 animais em atividade de recria e engorda.

Fazenda Santa Tereza

No dia 19 de maio os trabalhos foram realizados na Fazenda Santa Tereza, no município de Araguaína, Estado do Tocantins, propriedade do Senhor Amadeu Alves Moreira, que é gerenciada por Marcos com acompanhamento do neto do senhor Amadeu, Gregório. Nesta visita o professor Adilson esteve acompanhado por Pedro Alves (Dow), Rodrigo Miotto (gerente da loja de Araguaína), Lucas (Engenheiro Agrônomo, egresso da Fazu, e da equipe técnica loja da Agroquima de Araguaína), por Bruno Tristão (Zootecnista e também egresso da FAZU, e também da equipe técnica da loja da Agroquima de Araguaína), por Jarbas (promotor da Agroquima da loja de Araguaína), por Antônio Abrão (representante da loja da Agroquima de Araguaína nos Estados do Pará e do Tocantins) e pelo senhor Jerônimo, pai do estudante de Zootecnia e monitor responsável pelos projetos de Forragicultura e Pastagens coordenados pelo prof. Adilson, Luis Fernando. A fazenda visitada tem 2.943 ha com 2.057 ha de pastagens nos quais pastejam em media 3.000 animais em atividade de ciclo completo (cria, recria e engorda).”

Fazenda Vale Tudo e Vale do Boi

No dia 18 de maio os trabalhos foram realizados nas Fazenda Vale Tudo e Vale do Boi, no município de Carmolândia, Estado do Tocantins, durante o “Rally Caminhos da Produtividade” realizado pelas empresas parceiras Agroquima (loja de Araguaína) e Dow AgroSciences.

O evento teve início às 7 horas na Fazenda Vale Tudo, propriedade do Senhor Leonardo, com a recepção dos convidados com um café da manhã. Esta propriedade possui uma área total de 8.954 há, dos quais 7,260 há são de pastagens onde pastejam um rebanho médio de 10.000 animais de recria e engorda.

Segundo Adilson, às 8 horas as equipes da Agroquima e da Dow, junto com o professor Adilson e o proprietário, guiaram os participantes para a primeira estação onde foi apresentada uma área de validação de tecnologia de controle de plantas invasoras da pastagem. O Senhor Leonardo deu o depoimento dele sobre os resultados alcançados, seguido por Jarbas (técnico de campo da loja da Agroquima de Araguaína) que foi quem conduziu todo o trabalho, e por fim o professor Adilson deu uma aula sobre plantas invasoras e seu controle.

Aguiar conta que às 10h o grupo se deslocou para uma fazenda vizinha, a Fazenda Vale do Boi, propriedade do senhor Epaminondas e família. A Fazenda Vale do Boi é administrada pelo senhor Epaminondas e dois dos seus filhos, o administrador Paulo e o Zootecnista, egresso da Fazu, Ricardo. A Fazenda Vale do Boi possui uma área total de 1.900 ha com 1.300 ha uteis nos quais pastejam um rebanho de 3.000 a 3.200 cabeças, sendo destas 1.200 matrizes, das quais 1.000 são matrizes PO.

Na Vale do Boi foram visitadas duas estações. A primeira foi em um piquete de validação do mais novo cultivar recém lançado, a Brachiaria hibrida cultiva Ipyporâ, a primeira Brachiaria hibrida lançada pela EMBRAPA. Depois da visita à esta estação foi servido um almoço com churrasco na sede da Vale do Boi.

“Após o almoço o grupo seguiu para uma segunda estação onde lado a lado foram visitados dois piquetes recém implantados da Brachiaria hibrida cultivar Convert HD 364 lançada pela Dow AgroSciences, e do Panicum maximum cultivar Zuri, outro lançamento da EMBRAPA”, conta Aguiar.

Nas estações visitadas na Fazenda Vale do Boi o professor Adilson informou toda a descrição destes três cultivares de plantas forrageiras (seus nomes científicos e comuns, suas origens, suas características botânicas e agronômicas), além de esclarecer dúvidas dos participantes sobre a competitividade da pecuária e manejo geral de fazendas de pecuária de corte até as 16 horas.

Participaram do evento 25 pecuaristas formadores de opinião na região que foram convidados pessoalmente pela Agroquima e Dow, mais as equipes das empresas parceiras que organizaram e patrocinaram o evento. O primeiro “Rally Caminhos da Produtividade” foi um sucesso, aprovado por todos os participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *