Avaliação visual é realizada em touros Gir Leiteiro candidatos ao Teste de Progênie na Fazu

Harmonia, estrutura corporal, aprumos, umbigo e pigmentação, essas são as características observadas na avaliação visual realizada, na última semana, em Touros Gir Leiteiro participantes da 9ª Prova de Pré-seleção para o Teste de Progênie da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e Embrapa Gado de Leite.

A avaliação visa completar o objetivo da prova de pré-seleção que é de selecionar animais mais férteis, longevos e funcionais. “Com a avaliação visual, buscamos completar o processo de classificação dos touros, através da identificação dos animais superiores para cada característica”, explica o professor da Fazu e técnico da ABCGIL, André Rabelo.

As avaliações para características funcionais (avaliação visual) foram incorporadas a partir da 2ª prova. Para um touro ingressar no Teste de Progênie, o touro além de ser classificado pelas avaliações de fertilidade, temperamento e libido, deverá também ser aprovado para funcionalidade. Para isso, foi criado o Índice de Classificação de Touros (ICT), o qual pontua os touros em uma escala de 1 a 100 pontos, tendo cada característica um peso específico dentro deste índice.

“Com o ICT foi possível disponibilizar para o teste de progênie touros mais férteis, equilibrados e longevos o que garante melhores resultados na vida produtiva das matrizes Gir Leiteiro”, informa o professor.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *