Aula prática na Fazu destaca benefícios do corte de lã

Na última semana, ocorreu uma aula prática no setor de Ovinocultura da Fazu, abrangendo as disciplinas de Projeto Integrador III e Caprinos e Ovinos do Curso de Zootecnia, bem como a disciplina de Projeto Integrador III do Curso de Gestão do Agronegócio. Essa atividade foi ministrada sob a orientação da professora Flávia Malacco Moreira.

O corte de lã das ovelhas é uma prática fundamental na ovinocultura, cuja importância vai muito além da simples obtenção de fibras para a produção têxtil. Essa atividade desencadeia uma série de benefícios que impactam positivamente não apenas a economia, mas também o bem-estar animal, o meio ambiente e a qualidade dos produtos finais.

Em primeiro lugar, o corte de lã é uma parte essencial do manejo de ovinos, contribuindo para manter a saúde e o conforto dos animais, prevenindo problemas como o superaquecimento durante os meses mais quentes. Isso, por sua vez, reduz o estresse térmico e melhora o desempenho reprodutivo e produtivo das ovelhas. Além disso, a remoção da lã suja e emaranhada evita a proliferação de parasitas e doenças de pele, promovendo a higiene e o bem-estar dos animais.

Do ponto de vista econômico, a lã é uma fonte importante de receita para os criadores de ovinos, contribuindo para a geração de renda nas áreas rurais e impulsionando o desenvolvimento das comunidades agrícolas e do agronegócio. A lã também possui um valor agregado significativo quando transformada em produtos têxteis de alta qualidade, criando oportunidades de negócios sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *