Alunos de Zootecnia realizam colheita de mel em aula prática

Os alunos do Projeto Integrador da Zootecnia realizaram na última terça-feira (24), a colheita de mel no Apiário da Fazu, sob orientação da professora Renata Trevisan. Mundialmente o mel é o produto mais explorado pela apicultura. O Brasil possui uma flora apícola abundante e diversificada, proporcionando a produção de méis de excelente qualidade.

Na Fazu, os alunos participam de aulas práticas no setor aprendendo técnicas para a produção de mel enfocando os aspectos da revisão da colmeia, alimentação artificial, fortalecimento dos enxames, seleção e produção de rainhas pelo método da puxada natural, colheita, beneficiamento e noções de comercialização do mel.

Para colheita os equipamentos, utensílios e a indumentária devem estar limpos, com atenção especial para as luvas. “As melgueiras não podem ser colocadas no chão e devem ser protegidas da contaminação de microorganismos e sujidades durante o manuseio e transporte. São retirados os quadros com mel maduro, que é aquele que está no favo operculado (favo recoberto por uma fina camada de cera). E apresenta a umidade adequada para consumo, no máximo 20%, conforme determina a legislação brasileira”, explica Renata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *