Alunos de Agrocomputação da Fazu iniciam desenvolvimento de módulo para monitorar qualidade de vida de animais

Na busca por soluções inovadoras para o bem-estar animal e o aumento da eficiência na gestão das fazendas, alunos do 3° período do curso de Agrocomputação da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), na disciplina Projeto Integrador I, estão embarcando em um projeto promissor. Sob a orientação do professor Janderson Cardoso, eles iniciaram o desenvolvimento de um módulo com o objetivo de monitorar a qualidade de vida e o comportamento dos animais.

O módulo, cujo desenvolvimento está em andamento, tem como missão coletar informações cruciais para a saúde e o desempenho dos animais. Os principais parâmetros que o módulo irá monitorar incluem:

  1. Umidade: A umidade é um fator crítico para o conforto dos animais. O módulo irá coletar dados sobre a umidade do ambiente para garantir que ela esteja dentro dos níveis ideais.
  2. Sensação Térmica: O conforto térmico é fundamental para o bem-estar dos animais. O módulo irá avaliar a sensação térmica no local e fornecer informações sobre como ela afeta os animais.
  3. Movimentação do Animal: A movimentação dos animais é um indicativo importante de sua saúde e comportamento. O módulo irá rastrear e registrar a movimentação dos animais para análise posterior.

“O objetivo final deste módulo é permitir que os pecuaristas monitorem de forma eficaz o comportamento de seus animais, incluindo a frequência e o tempo de cada refeição, a frequência de hidratação e o comportamento geral dentro da fazenda. Com esses dados em mãos, os fazendeiros podem tomar decisões mais informadas para garantir o bem-estar dos animais e a eficiência da produção”, explica o professor Janderson Cardoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *