Acadêmicos de Agronomia e Zootecnia da Fazu participam de aula prática sobre pragas da pastagem

Alunos das disciplinas de Pastagens e Plantas Forrageiras (Agronomia) e Forragicultura e Nutrição Animal (Zootecnia) da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) participaram, nos dias 09 e 11 de novembro, de aula prática sobre pragas da pastagem, sob orientação do professor MsC. Rayner Sversut Barbieri. O professor Rayner contou sobre a capacidade da cigarrinha-das-pastagens em reduzir drasticamente a produção e a qualidade de pastagens, com a consequente redução na capacidade de suporte das mesmas.

De acordo com o professor, a ocorrência desses insetos coincide com a estação chuvosa do ano, justamente quando as forrageiras estão em crescimento. “Nesse período ocorre a eclosão das ninfas que se alojam nas bases das touceiras, onde permanecem envoltas por uma massa de espuma produzida pelas mesmas até completarem o período ninfal, originando os adultos (40 a 50 dias). Muito embora as ninfas das cigarrinhas típicas de pastagens causem algum dano, são os adultos dessas espécies os responsáveis pelos maiores prejuízos” comenta o Rayner.

É importante entender que a forrageira é uma cultura e deve ser tratada dessa maneira, respeitando seu hábito de crescimento, ponto de colheita, capacidade de suporte, invasão de plantas daninhas e pragas. Dessa maneira podemos evitar uma pastagem que pode caminhar para um processo de degradação, tornando-se insustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *