Professor da Fazu realiza treinamento e orienta projetos nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, esteve entre os dias 06 e 09 de novembro nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo, ministrando treinamento e atendendo clientes em fazendas de pecuária de corte.

Grupo Valim

Nos dias 06 e 07 de novembro, o professor Adilson esteve com seu colega Juliano Ricardo Resende, da Resende Consultoria, empresa parceira da Consupec, empresa particular de consultoria do professor Adilson. Juliano Resende é egresso do curso de Zootecnia da Fazu e professor nos cursos de graduação e de pós-graduação da Fazu.

Eles trabalharam no estado de Goiás, nos municípios de Montividiu e Parauna no projeto de pecuária de corte do Grupo Valim. Este grupo é uma empresa familiar dos irmãos Senhores José Luiz Valim (engenheiro agrônomo pela UFV, Viçosa) e Geraldo de Oliveira Valim, que exploram uma área útil de 22.020 ha em sete propriedades localizadas nos estados de São Paulo, Goiás e Mato Grosso. Na safra 2017/2018, foram cultivados 10.700 hectares de soja, 5.770 ha de milho, 1.400 ha de algodão, 950 ha para sorgo grão, 400 ha para sorgo silagem, 205 ha de laranja, 265 ha de café.

“Na pecuária atualmente são explorados 5.451 ha com um rebanho de 29.422 animais, com taxa de lotação de 5,40 cabeças/ha na fase de recria. A terminação é toda feita em confinamento com abate de animais com peso de carcaça acima de 20 arrobas. Praticamente 85% de toda a alimentação para este rebanho é produzida nas propriedades: pastagens, silagens e grãos”, comenta Aguiar.

O Grupo Valim emprega diretamente mais de 300 funcionários. O professor Adilson Aguiar foi contratado pela parceria entre o Grupo Valim e a empresa de nutrição animal de Goianira (GO), a Integral Nutrição Animal, atualmente Cargill, em 2015, a convite do Diretor técnico desta empresa Luiz Henrique Carrijo, para orientar a expansão do projeto de pecuária do Grupo Valim e, na ocasião, o professor Adilson convidou o colega professor Juliano Resende para ser o consultor deste projeto enquanto o professor Adilson assumiu a responsabilidade de ser o supervisor. Mas desde 2013 o professor Adilson vinha conversando sobre este projeto com o engenheiro agrônomo Luis Augusto Rosa Valim, filho do senhor José Luiz Valim e que participa diretamente da operação da empresa.

O professor Juliano já fez mais de treze visitas desde novembro de 2015 quando foi inventariar os recursos da pecuária do grupo com base no qual foi emitido um diagnóstico e uma proposta de projeto. Desde então, vieram as visitas de rotina para o acompanhamento da execução do projeto.  E o professor Adilson já fez quatro visitas em quatro anos sempre acompanhadas pelo colega professor Juliano.

Nesta visita, os trabalhos se concentraram na Fazenda São Geraldo com os objetivos de analisar o fechamento dos indicadores da safra 2018/2019, planejar a próxima safra 2019/2020 e responder às dúvidas da equipe de pecuária do grupo. “A Fazenda São Geraldo é a mais intensiva do grupo e na safra 2018/2019 em apenas 961 ha de pastagens suportaram 11.724 animais, com uma taxa de lotação de 12,2 animais por hectare e em unidades animais ficou na média em 8,14 UA/ha alcançando uma produtividade de 55,72 arrobas/ha apenas no período chuvoso”, destaca Aguiar.

Com estes índices, a Fazenda São Geraldo é uma das mais intensivas de pecuária de corte em pasto não irrigado do Brasil e do Mundo. Quando os professores Adilson e Juliano começaram a trabalhar neste projeto os indicadores foram os seguintes: 5.948 cabeças; 8,33 cabeças/ha; 5,12 UA/ha; 26,39 @/ha no período chuvoso e 32,5 @/ha/ano.

O projeto de pecuária é gerenciado por Carlos Borges e o de agricultura por Rodrigo Ribeiro que dá todo o suporte para a produção de silagens e grãos e as pastagens de inverno com integração com a agricultura. O programa de nutrição animal está sob a orientação da Cargill, com visitas mensais, do Zootecnista Helbert Santana.

Zoomix

No dia 08 de novembro, o professor Adilson Aguiar esteve em Campo Grande, capital do estado do Mato Grosso do Sul para ministrar um treinamento de oito horas para a empresa de suplementação animal Zoomix, que tem sua sede em Campo Grande. A Zoomix foi fundada em 1995 pelos zootecnistas Bernard Louvet e Márcio Alves Roberto, egressos da FAZU, graduados em 1987 e 1991, respectivamente e pelo médico veterinário Aníbal Alves e o engenheiro agrônomo Pedro Paulo. O zootecnista Márcio Alves Roberto foi contemporâneo do professor Adilson e se graduaram em julho de 1991.

“O treinamento foi ministrado para um grupo de 47 consultores convidados da Zoomix, que são integrantes de empresas de consultoria que atuam principalmente no estado de Mato Grosso do Sul, mas também em outros estados e em países vizinhos e os integrantes da própria Zoomix”, comenta Aguiar.

O treinamento foi no centro de eventos Espaço Pantanal durante o Encontro Zoomix de Consultores com o tema: Fundamentos da Produção Animal em Pasto.

Frec Agropecuária

No dia 09 de novembro, o professor Adilson trabalhou no estado de São Paulo, no município de Mogi Guaçu, na Fazenda Paineiras, da Frec Agropecuária para executar a primeira etapa do programa de consultoria que a Consupec propõe para seus clientes que é a etapa de inventário de recursos.

Na etapa de inventário de recursos o professor Adilson levanta dados e informações do clima, dos solos, da infraestrutura da propriedade, do rebanho, das pastagens, dos insumos, dos recursos financeiros, dos integrantes da equipe de trabalhadores, da logística, do mercado local; as dúvidas, objetivos e metas do proprietário.

Atualmente a atividade desenvolvida na Fazenda Paineiras é a de ciclo completo para a produção de carne de qualidade de animais Wagyu e cruzados Wangus. Com base no inventário o professor Adilson irá emitir um diagnóstico da situação atual e da potencial e propõe um planejamento para que os objetivos e metas sejam alcançados e propõe um programa de acompanhamento. O diagnóstico será apresentado pessoalmente pelo professor Adilson no próximo dia 20 de dezembro.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *