Dia da Carne reúne interessados em melhoramento genético bovino

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) promoveu no sábado (09), das 8h às 13h, no Auditório do HVU, o 2º Dia da Carne Bovina. Organizado pelos acadêmicos do curso de Zootecnia, da disciplina de Extensão Rural, o evento contou com entrega de brindes e churrasco após as palestras.

O Dia da Carne recebeu o zootecnista Celso Ribeiro Ângelo de Menezes, que abordou sobre o “Melhoramento Genético e suas Influências na Qualidade da Carne”, e a médica veterinária Mayara Mafra Soares, que apresentou palestra sobre a “Utilização da FIV como método de Melhoramento Genético”.

O Brasil é um dos mais importantes produtores de carne bovina no mundo, resultado de décadas de investimento em tecnologia que elevou não só a produtividade como também a qualidade do produto brasileiro, fazendo com que ele se tornasse competitivo e chegasse ao mercado de mais de 150 países.

Em 2015 o país se posicionou com o maior rebanho (209 milhões de cabeças), o segundo maior consumidor (38,6 kg/habitante/ano) e o segundo maior exportador (1,9 milhões toneladas) de carne bovina do mundo, tendo abatido mais de 39 milhões de cabeças. 80% da carne bovina consumida pelos brasileiros é produzida no próprio país – o parque industrial para processamento tem capacidade de abate de quase 200 mil bovinos por dia.

A exportação de carne bovina já representa 3% das exportações brasileiras e um faturamento de 6 bilhões de reais. Representa 6% do Produto Interno Bruto (PIB) ou 30% do PIB do Agronegócio, com um movimento superior a 400 bilhões de reais, que aumentou em quase 45% nos últimos 5 anos.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *