Usinas sucroenergéticas despontam com potencial para a produção de biogás

Atenta ao imenso potencial do segmento sucroenergético, Fazu oferta o Curso de Pós-graduação em Produção e Tecnologia Sucroenergética

Com base em dados compilados pela Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), que traçou um diagnóstico do setor, as usinas sucroenergéticas representam um potencial de produção de 57,6 milhões m³/dia. Em seguida, aparecem como fontes principais a proteína animal (35 milhões m³/dia), a produção agrícola (18,1 milhões m³/dia) e o saneamento (6,1 milhões m³/dia). Se todo este potencial fosse utilizado, o Brasil poderia suprir 34,5% da demanda de energia elétrica e 70% da demanda de diesel.

Com base no crescimento do setor, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) oferta o Curso de Pós-graduação em Produção e Tecnologia Sucroenergética. Com duração de 1 ano, aulas ao vivo e apenas um encontro presencial ao final do curso, os conteúdos são alinhados às técnicas, tecnologias e tendências da atualidade. O investimento para realizar o curso é de 12 parcelas de R$ 319,00. As aulas iniciam no dia 24 de março.

O Curso de Pós-graduação em Produção e Tecnologia Sucroenergética é coordenado pelo professor Rodrigo Nogueira, que atua há 13 anos como coordenador agrícola na Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido (CanaCampo) e é idealizador e gestor da MegaCana TechShow. Especialista em Proteção de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Rodrigo também desenvolveu trabalho voluntário no Departamento de Entomologia da Virginia Polytechnic Institute and State University na cidade de Blacksburg, em Virgínia, nos Estados Unidos.

As aulas contemplam as seguintes temáticas aplicadas ao setor Sucroenergético: Manejo do Solo, Adubação, Correção e Nutrição Foliar; Variedades e Fisiologia da Cana-de-Açúcar; Pragas e Doenças na Cana-de-Açúcar; Plantio, Tratos Culturais e CTT (Colheita, Transbordo e Transporte); Agro 4.0 na Agricultura Moderna; Produtos e Subprodutos; Meio Ambiente; Qualidade de Matéria Prima e Contratos; Custo de Produção na Cultura da Cana-de-Açúcar; Balanço Anual da Safra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *