Turma de Agrocomputação da Fazu implementa no Orquidário sistema que monitora microclima e automatiza tarefas

Na última semana, os alunos do 3º período de Agrocomputação da Fazu concluíram um projeto inovador na disciplina de Projeto Integrador. Sob a orientação do professor Janderson Ferreira Cardoso, eles desenvolveram uma estação de monitoramento de microclima no Orquidário da faculdade, utilizando tecnologias como microcontroladores programados com MicroPython, sensores de monitoramento e conectividade através da rede LoRa.

Ao longo do semestre, os estudantes adquiriram conhecimentos sobre o uso de microcontroladores e a programação em MicroPython, além de explorarem o funcionamento de sensores para coletar dados de luminosidade, umidade e temperatura ambiente, bem como a umidade do solo e a detecção de chuva.

Por meio da coleta de dados, será possível realizar a automação de tarefas. Por exemplo, se os níveis de umidade do solo estiverem abaixo do ideal, a estação poderá acionar automaticamente a irrigação para garantir condições adequadas de crescimento.

“A iniciativa não apenas fortalece a formação acadêmica dos alunos, mas também contribui para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para o agronegócio”, destaca o professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *