Sustentabilidade dos sistemas produtivos nos trópicos é tema do Fórum Latino-Americano

O professor da Faculdade de Agronomia da Universidade Central da Venezuela, Juan Fernando Marrero Castro, ministra palestra sobre a importância do direito à promoção, desenvolvimento e manutenção de sistemas de produção sustentáveis, no dia 25/08, de 08h00 às 09h00, no Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável, promovido pela Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba). O evento acontece entre os dias 23 a 25 de agosto, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, em Uberaba/MG, durante a ExpoGenética 2016.

Saiba mais sobre o Fórum e inscreva-se clicando aqui.

Como professor de Direito Agrícola e dos Recursos Naturais, Juan Fernando Marrero vai expor a importância do direito à promoção, desenvolvimento e manutenção de sistemas de produção sustentáveis. Além disso, Juan vai abordar alguns temas​ que são apresentados ao agricultor para decidir entre seus ganhos e conservação dos recursos naturais dedicados à produção. “As leis são instrumentos de política para mudar o comportamento contrário à sustentabilidade com base no consenso de que a sustentabilidade é um paradigma necessário”, afirma Marre​ro.

De acordo com Juan, após o aparecimento do relatório Brundtland (1987), que estabelece o termo desenvolvimento sustentável, definido como “aquele que pode satisfazer as nossas necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”, em resposta à insustentabilidade percebida do modelo econômico, o tema da palestra de Juan deve esclarecer a necessidade dos países de defenderem a sustentabilidade com as leis e outros preceitos vinculados​.

O desafio de qualquer unidade produtiva sustentável primária ou do agronegócio, é responder a uma necessidade humana fundamental como de comida, manter a qualidade do ambiente, proteger e conservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, ser economicamente viável e tem apreciação e aceitação social.

Para Marrero, o foco na sustentabilidade é vital em qualquer processo de desenvolvimento contínuo. “A sustentabilidade dos sistemas de produção nos trópicos garante o presente e o futuro das nossas gerações. O conhecimento que as pessoas têm dos princípios de sustentabilidade vai fazer ​que as mesmas​ exijam produtos sustentáveis, que vêm de sistemas sustentáveis e isso vai levar ​às ações que irão prevenir a erosão da base social, econômica, cultural, ambiental e institucional sobre a qual repousa o desenvolvimento”, destaca.

Juan destaca que as relações produtivas são dinâmicas, mudando o conhecimento da ciência, ajudando a superar os obstáculos do desenvolvimento. “Estou certo de que o Fórum Latino-Americano de Agronegócio Sustentável será uma oportunidade de intercâmbio excepcional para a aprendizagem e conhecimento”, finaliza o professor.

Sobre Juan Fernando Marrero Castro

Professor de Graduação e Pós-graduação do Instituto de Economia Agrícola e Ciências Sociais, da Faculdade de Agronomia da Universidade Central da Venezuela ( UCV), Campus Maracay.

Juan é engenheiro agrônomo e advogado na Universidade Central da Venezuela. Mestre em Economia Agrícola e Desenvolvimento Rural pela Universidade de Cornell, New York, EUA. Especialista em Direito Econômico Internacional e Integração pela Universidade Central da Venezuela. Atualmente é doutorando em Ciências em Direito pela Universidade Central da Venezuela, previsto para finalizar em dezembro de 2016.

Professor representante no Conselho da Faculdade de Agronomia. Coordenador do Serviço de Biblioteca e Publicações da Faculdade de Agronomia, UCV. Editor-Chefe da Revista da UCV. Representante da Faculdade de Agronomia no Observatório do Direito à Alimentação na América Latina e no Caribe.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *