Sucesso de público, 2º Curso de Extensão em Cultivo e Manutenção de Orquídeas reúne orquidófilos

Com objetivo de apresentar as principais espécies de orquídeas cultivadas na região, além de capacitar os participantes a cultivar e cuidar das flores, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) recebeu no sábado (26/08), de 8h às 12h, o 2º Curso de Extensão em Cultivo e Manutenção de Orquídeas, ministrado pelo professor MSc. Edson Komori. O evento foi promovido pelo curso de Agronomia e pelo setor de Pesquisa e Extensão da Fazu e aconteceu no Orquidário da Fazu.

O curso teve um momento teórico, que avaliou o grau de conhecimento dos participantes sobre orquídeas por meio de discussões e, posteriormente, foram apresentados os principais itens sobre o cultivo e manutenção, desde a botânica até os tratos fitossanitários. No mundo há cerca de 50 mil espécies de orquídeas, 20 mil encontradas diretamente na natureza e outras 30 mil criadas em laboratório, a partir do cruzamento de espécies diferentes. O Brasil é um dos países mais ricos nesse tipo de planta.

“Além de servirem como flores ornamentais, algumas espécies de orquídea são usadas na indústria como tempero – o que acontece com algumas espécies do gênero Vanilla, de onde se extrai a baunilha -, essências de perfume e até como remédios naturais – um líquido produzido a partir do caule da Cyrtopodium, por exemplo, serve como cicatrizante natural”, destaca Komori.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *