Setor de Apoio ao Discente da Fazu promove workshop sobre dificuldade de aprendizagem

Nesta terça-feira (12), o Setor de Apoio ao Discente da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) promoveu um workshop esclarecedor com o tema “Dificuldade de Aprendizagem X Transtornos de Aprendizagem: Você Sabe a Diferença?”. O evento reuniu alunos e profissionais da área da educação em uma tarde de aprendizado e conscientização.

O objetivo central do workshop foi fornecer aos alunos informações fundamentais sobre os transtornos de aprendizagem e seus sintomas, destacando que o conhecimento é uma ferramenta crucial para enfrentar os desafios educacionais e alcançar os objetivos da formação acadêmica. “A iniciativa teve como propósito ajudar os participantes a compreender quando procurar ajuda, apresentar os caminhos de apoio neuropsicopedagógico e os tratamentos disponíveis para superar as dificuldades ou transtornos de aprendizagem”, explica a neuropsicopedagoga da Fazu, Bruna Árcega.

A palestrante convidada, Vanessa Melo, da Clínica Mentes Brilhantes, trouxe uma visão aprofundada sobre como diferenciar dificuldades de aprendizagem de transtornos de aprendizagem, destacando transtornos específicos e suas características, tais como dislexia, discalculia, disgrafia, disortografia, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e TEA (Transtorno do Espectro Autista). Ela também discutiu os seguintes tópicos:

  • Diagnóstico: Como é realizado o diagnóstico preciso de transtornos de aprendizagem.
  • Intervenção Neuropsicopedagógica: Quais são as abordagens e estratégias utilizadas na intervenção neuropsicopedagógica para auxiliar os indivíduos com transtornos de aprendizagem.
  • Lidando com os Transtornos no Ensino Superior: Como os estudantes podem lidar com os desafios dos transtornos de aprendizagem no contexto do ensino superior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *