Cerca de 150 acadêmicos da Fazu serão avaliados no Enade 2023

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) se prepara para mais uma edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2023, com a participação de mais de 150 acadêmicos dos Cursos de Engenharia Agronomia, Zootecnia e Gestão do Agronegócio. O exame, agendado para o dia 26 de novembro, visa avaliar os estudantes concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao Ano I do Ciclo Avaliativo do Enade.

A importância do Enade na vida acadêmica e profissional dos estudantes foi destacada. A coordenadora do Curso de Engenharia Agronômica, Kamila Mielke, ressaltou o papel crucial do Enade na promoção da qualidade do ensino superior e no desenvolvimento profissional dos alunos. Segundo ela, “o Enade representa uma oportunidade de avaliar e demonstrar o conhecimento adquirido ao longo da formação, e os resultados individuais podem influenciar positivamente a trajetória profissional dos alunos, já que muitas empresas valorizam um desempenho sólido no exame.”

O coordenador do Curso de Zootecnia, Rayner Barbieri, também enfatizou a relevância do Enade para os estudantes e a instituição. Ele afirmou que o exame permite que os alunos avaliem seu próprio conhecimento e identifiquem áreas de melhoria, além de ser crucial para a certificação e colação de grau. “Um desempenho destacado no Enade pode abrir portas no mercado de trabalho e em seleções para programas de pós-graduação e bolsas de estudo”, disse Barbieri.

Na última avaliação do Enade na Fazu, em 2017, os cursos se destacaram no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). O curso de Agronomia recebeu IDD nota 4, Zootecnia nota 5 e Gestão em Agronegócio nota 3. O IDD é um indicador de qualidade que mede o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem.

O Enade é aplicado desde 2004 e faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, que inclui a avaliação de cursos de graduação e a avaliação institucional. Seu objetivo é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, bem como as competências e habilidades necessárias à formação geral e profissional dos estudantes.

Os resultados do Enade, juntamente com as respostas do Questionário do Estudante, são utilizados para calcular os Indicadores de Qualidade da Educação Superior e subsidiar decisões de gestores educacionais, escolhas de estudantes e políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e aperfeiçoamento da qualidade da educação superior no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *