Retrospectiva 2020: conheça as revitalizações promovidas pela Fazu

Em um ano letivo atípico, Fazu realiza reestruturações físicas e administrativas e reafirma sua referência nas ciências agrárias

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) iniciou um plano de revitalização e modernização do campus da faculdade para receber alunos e comunidade acadêmica com um novo padrão de conforto e segurança quando as aulas presenciais retornarem. O projeto de reestruturação começou no primeiro semestre de 2020, antes mesmo da pandemia Covid-19.

De cara nova, os prédios do setor Administrativo receberam nova pintura, nas cores da logomarca da faculdade, azul e branco, além de uma remodelação total dos setores. A sala dos professores foi ampliada, com implantação de um novo espaço para copa. A Fazu promoveu também a adequação dos setores Gerencia Administrativa, Financeiro, Recursos Humanos, Comercial, Marketing e Assessoria de Imprensa e de Pós, Pesquisa e Extensão. O campus conta também com nova iluminação, todas lâmpadas foram substituídas por leds, sendo mais eficientes e econômicas.

Pensando na segurança da comunidade acadêmica, a Fazu substituiu cerca de 200 metros de alambrado na fachada da faculdade, além da pintura dos mesmos. Foram instaladas cancelas eletrônicas automatizadas, além de implantação de interfone e novas câmeras de segurança pelo campus. A Fazu conta agora com acesso interno para Fazenda Escola e vigilância motorizada 24h, com instalação de botons para registro de fiscalização de segurança.

Outra mudança foi a substituição das placas de identificação do campus, além da marcação viária com vagas exclusivas para deficientes, instalações de placas e construção de rampas, lombadas e marcação de faixas de pedestres. Foram construídas novas cercas paraguaias próximos as salas de aulas e setor Leiteiro.

Em parceria com a professora Dra. Paula Caroline Silva Moura, da disciplina de Plantas Ornamentais e Paisagismo, a Fazu repaginou o jardim da faculdade. Foram realizadas uma atualização de volumetria e coloração. Foram utilizadas pandanus, estrelícias e bromélias, espécies de fácil cultivo, adequadas para o ambiente em que foram inseridas. “Todas foram implantadas muito jovens e ainda estão em período de adaptação. Com o crescimento e desenvolvimento será possível visualizar toda repaginação do jardim”, comenta a professora.

Fazenda Escola O Curral de Manejo foi reestruturado, com a construção de um pedilúvio, reforma do brete e adequações no espaço físico de trabalho. Com a aquisição de onze novilhas da raça Girolando e implantação de pastagens Brachiaria brizantha, a Fazu reativou o setor Leiteiro e produz cerca de 3,5 mil litros/mês, com venda para Itambé, maior cooperativa de lácteos do Brasil. A Fazu investiu também em reprodutor suíno desenvolvido pela Embrapa. Denominado “suíno light”, o macho híbrido tem ótima conversão alimentar e elevada qualidade de carcaça.

A Fazu investiu nos maquinários, com a aquisição de novos pneus para tratores, retífica do motor do trator MF235X, além da compra de lavadora de pressão de pistão, motosserra e cortador de grama. No combate a possíveis incêndios, a Fazu construiu cerca de quatro km de aceiros no entorno da fazenda. Foram reparadas também mais de oito km de estradas da fazenda. A Fazu arrendou 26 hectares de pastos braquiária, em parceria com a empresa Nutritauros. Já em parceria com a Biomatrix, a Fazu realizou o plantio de 17 hectares de milho para silagem.

A Fazu ampliou o Programa de Adequação Ambiental com a construção da cobertura do depósito de lixo, instalação de multi biodigestores nas casas dos colaboradores da fazenda escola e outorga do poço artesiano 3, com instalação de hidrômetro e horímetro.

“Toda revitalização aconteceu em conjunto com os colaboradores de manutenção, limpeza e jardinagem. As reformas aconteceram concomitantemente com os trabalhos de rotina. Para todas essas ações houve participação direta do diretor executivo Celio Eduardo Vieira, que sempre apoiou e investiu nas mudanças propostas. Agradeço o empenho e parceria de todos”, comenta o gerente administrativo, Eduardo Rodrigues.

 

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *