Projeto Extensionista “Fazu no Clima” apresenta Estação Meteorológica aos acadêmicos participantes

Os alunos envolvidos no projeto extensionista “Fazu no Clima” tiveram a oportunidade de conhecer de perto a Estação Meteorológica da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), guiados pela professora Alcione Wagner. Esta visita teve como objetivo principal familiarizar os estudantes com os instrumentos utilizados na medição de elementos meteorológicos essenciais e compreender como esses dados influenciam diretamente o setor agropecuário.

A Estação Meteorológica da Fazu, da marca Zeus Agrotech, é automática e está equipada com tecnologia de ponta, incluindo um pluviômetro para medição do volume de precipitação, anemômetro para registrar a velocidade e direção do vento, além de sensores dedicados à umidade relativa do ar, às temperaturas máxima e mínima e à radiação solar. A coleta de dados acontece diariamente e é crucial para o monitoramento das condições atmosféricas momentâneas, permitindo uma gestão e planejamento mais eficientes na agropecuária.

Segundo a professora Alcione, a estação meteorológica desempenha um papel vital em diversos estudos e aplicações práticas dentro do setor agrícola. “Os dados coletados nos permitem realizar estudos sobre mudanças climáticas, identificar períodos de secas ou geadas, e entender a direção predominante dos ventos, o que é crucial para atividades como a pulverização. Além disso, podemos monitorar o volume de precipitação durante a safra, otimizar o manejo da irrigação ao analisar o balanço hídrico nas plantas, e gerenciar a umidade do solo, entre outros aspectos fundamentais para o gerenciamento eficaz das atividades no campo,” destaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *