Professor e egressa da Fazu gerenciam fazenda aprovada na Lista Traces para exportação de carne

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, aproveitando o feriado prolongado, esteve entre os dias 12 e 15 de outubro na fazenda da família, a Fazenda Santo Antônio, no município de Urutai, Estado de Goiás, onde sua esposa, a egressa do curso de Zootecnia da Fazu, Bianca Helena Passareti Junqueira Franco Almeida, que também é contadora (tem curso técnico e graduação em Contabilidade) e especialista em Administração Rural e Gestão do Agronegócio.

De acordo com Adilson Aguiar, na Fazenda Santo Antônio ela desenvolve as atividades de recria e engorda de bovinos machos em uma área útil de 1.000 hectares de pastagens com um rebanho médio anual de 1.300 a 1.500 bovinos que entram com peso corporal acima de 300 kg e são comercializados acabados com peso corporal acima de 530 kg. “A Fazenda Santo Antônio foi uma das primeiras aprovadas na Lista Traces para exportação de carne para a Europa através de frigoríficos credenciados”, destaca.

O rebanho é todo rastreado e a fazenda certificada, passando por auditorias freqüentes, que são acompanhadas por outro Zootecnista e também egresso da Fazu, Mateus Contatto Caseta, dono da Contatto Consultoria, empresa parceira da Consupec, empresa particular do professor Adilson.

A fazenda é operada por dois funcionários, um gerente e um capataz. Nesta visita os trabalhos foram concentrados no planejamento para a próxima estação chuvosa com o controle de plantas invasoras e pragas, mas principalmente a proteção dos cursos d’água, investimento que vem sendo feito desde 2006, primeiramente isolando toda a área de reserva legal e, posteriormente, protegendo todas as áreas de preservação permanente.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *