Professor e acadêmicos da Fazu publicam artigos no V Workshop sobre Controle Alternativo de Pragas e Doenças

O professor Dr. Luan Odorizzi dos Santos participou do V Workshop sobre Controle Alternativo de Pragas e Doenças publicando quatro artigos autorais e em parceria com acadêmicos da faculdade. O Workshop foi um evento de caráter internacional coordenado pela EPAMIG, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O artigo intitulado “Efeito de nim (Azadirachta indica A. Juss.) sobre a mortalidade de lagartas de Spodoptera frugiperda em laboratório” é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do aluno Lucas Barbian, sob orientação do professor Luan Odorizzi, e ficou classificado entre os 10 melhores trabalhos do evento.

O TCC da Engenheira Agrônoma formada pela Fazu, Layane Machado, intitulado “Efeito de capsicum chinense como inseticida botânico sobre a preferência alimentar de Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) Lepidoptera: Noctuidae) em soja”, também foi publicado no evento.

“Atualmente, Spodoptera frugiperda é considerada a principal praga na cultura do milho. Seu controle é feito principalmente através de inseticidas químicos, que, quando não manuseados corretamente, podem ser prejudiciais para saúde humana, animal, e para o meio ambiente. Como um método de controle alternativo, o objetivo destes trabalhos foi avaliar os efeitos inseticidas dos extratos aquosos sobre lagartas de S. frugiperda”, explica o professor. O professor também agradece ao Prof. Diego Fraga que contribuiu com essas pesquisas.

Outros dois trabalhos publicados foram “Efeito do uso de extratos alcoólico e aquoso a base de mentha spicata na emergência de adultos de cotesia flavipes” e “Efeito do uso de extratos alcoólicos e aquoso a base de ricinus communis sob a emergência de adultos de cotesia flavipes”, com o acadêmico do 6º período do Curso de Engenharia Agronômica, Gabriel Carvalho Ribeiro De Oliveira, sob orientação do professor Luan Odorizzi e a colaboração da Prof. Amanda Pifano Quintal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *