Professor da Fazu visita projeto da Fazenda Leite Verde

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, esteve entre os dias 22 e 24 de março no oeste da Bahia, no município de Jaborandi, para fazer sua primeira visita de rotina do ano 2017 ao projeto da Fazenda Leite Verde. Adilson Aguiar leva conhecimento a Fazenda Leite Verde desde 2002. O projeto é de um grupo de produtores e investidores da Nova Zelândia e mais cinco sócios brasileiros.

De acordo com o professor, nos dias da visita o rebanho era composto 6.060 animais, dos quais 1.648 eram vacas em lactação. O rebanho pasteja na maior parte do ano em uma área de pastagens de 504 hectares irrigados por pivô central (9 pivôs) com mais de 12 cabeças/hectare sendo suplementados apenas com alimento concentrado, basicamente milho, sorgo e minerais. Farelos proteicos, tal como o de soja só compõem o concentrado das bezerras até duas semanas após a desmama.

No dia da visita do professor Adilson Aguiar a produção diária alcançou 18.464 litros com produtividade média de 11.2 litros/vaca/dia, já no final da estação de produção da primavera/verão, iniciando uma nova estação de parição para a estação de produção de outono/inverno. Em 2016, a produção média diária foi de 21.211 litros de leite com aproximadamente 1.595 vacas em lactação e uma produtividade média por vaca de 13.3 litros/vaca/dia e 34.562 litros/hectare/ano nos pivôs com vacas em lactação e 15.361 litros/hectare/ano na área total, incluindo as áreas de pastagens pastejadas pelas categorias de recria.

“O grupo Leite Verde ainda tem a marca Leitíssimo com os produtos Leitíssimo Integral, Leitíssimo Baixa Lactose, Leitíssimo Desnatado e em junho de 2016 foi lançado o creme de leite Leitíssimo, com 20% de gordura. A indústria fica dentro da própria fazenda e processou diariamente em 2016 uma média de 38.000 litros, sendo que a diferença de 16.789 litros foi produzida por dois parceiros, produtores da Nova Zelândia que tem fazendas vizinhas à da Leite Verde, entre os quais a Agropecuária Três Marias (ATM), também atendida por mim”, conta Aguiar.

O rebanho da ATM teve como base o rebanho da Fazenda Leite Verde a partir de vacas que eram alugadas, mas a partir de 2016 a própria ATM está produzindo seus animais. A Fazenda Sete Copas ainda continua alugando as vacas da Fazenda Leite verde em um tipo de contrato especial baseado em contratos típicos feitos pelos produtores na Nova Zelândia.

Como consultor o professor Adilson Aguiar é responsável nestas propriedades visitadas pelos programas de manejo da pastagem, correção e adubação dos solos, formulação dos suplementos minerais e concentrados, treinamento dos integrantes das equipes das fazendas nestas diferentes áreas, orçamento técnico e financeiro, planejamentos de longo, médio e curto prazo.

Como diretor o professor Adilson Aguiar participa das reuniões anuais da diretoria do Grupo Leite Verde, composta por quatro neozelandeses e pelo professor. São realizadas quatro reuniões anuais, duas a três são no Brasil e uma a duas são na Nova Zelândia. Nesta visita o professor Adilson Aguiar apenas prestou consultoria.

“A Fazenda Leite Verde é gerenciada por um egresso da Fazu, o Zootecnista Juliano Alves Almeida, que vive na fazenda e que é gerente desde 2009. O Juliano logo após a sua graduação foi indicado por mim para trabalhar como técnico em um dos pivôs da Fazenda Leite Verde. Com a sua competência e determinação chegou ao posto mais alto, o de gerente geral de produção da fazenda. Atualmente o Juliano é um dos gerentes que mais domina os processos de produção em grandes projetos de produção de leite em pasto”, afirma o professor Adilson Aguiar.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *