Professor da Fazu participa de eventos e orienta projeto nos Estados de São Paulo e Bahia

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, referência no ensino, estudo e conhecimento de produção de gado a pasto, esteve entre os dias 04 e 07 de outubro, trabalhando nos Estados de São Paulo e da Bahia.

Encontro de Adubação de Pastagens | Encontro dos Encontros da Scot Consultoria

No dia 04 de outubro, o professor Adilson Aguiar esteve em Ribeirão Preto/SP para participar pelo quinto ano seguido do Encontro de Adubação de Pastagens, dentro de um evento maior, o Encontro dos Encontros, promovido pela Scot Consultoria, de Bebedouro/SP.

O professor Adilson ministrou a palestra “Mitos e Verdades das Novas Soluções Tecnológicas em Pastagens”, no dia 04 e, ao final da tarde, participou de um debate moderado por Alex Lopes, da Scot Consultoria, junto com Alcino Ladeira, pesquisador da Dow AgroSciences, e os professores Pedro Luz, da FZEA/USP de Pirassununga, e Moacir Corsi, da USP/ESALQ.

O professor Adilson também escreveu o texto da sua palestra o qual está nos Anais do evento. O professor Adilson se encontrou com o professor Luis Cesar Dias Drumond, engenheiro agrônomo e doutor em irrigação e drenagem, atualmente professor na Universidade Federal de Viçosa, campus de Rio Paranaíba. O professor Luis Drumond foi professor e coordenador do curso de Zootecnia na Fazu por muitos anos quando fez uma extensa parceira com o professor Adilson em pesquisas na Fazenda Escola da Fazu e em fazendas comerciais onde ambos prestam consultoria.

Conversa de Alto Nível | DSM Tortuga

Na noite do dia 06 de outubro, o professor Adilson Aguiar ministrou uma palestra na cidade de Teixeira de Freitas, na região do extremo sul do Estado da Bahia, no parque de exposições Timóteo Alves de Brito em um evento promovido pela DSM/Tortuga. O evento foi denominado de “Conversa de Alto Nível”, contou com mais de 130 participantes, a maioria produtores, sendo o maior número de produtores de carne bovina.

A abertura do evento foi feita por integrantes da equipe da DSM/Tortuga de Teixeira de Freitas, Claudio e Gustavo. A primeira palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo e especialista em Nutrição de Ruminantes, Lucas Oliveira, Gerente Técnico Nacional de Gado de Corte da DSM/Tortuga com o tema “Pecuária de Corte Profissional”, das 19h30 às 20h. Depois o professor Adilson ministrou a palestra “Produção Animal em Pastagem”, das 20h às 21h20. Após às palestras houve uma sessão de perguntas e respostas moderada por Jonas, Assistente Técnico da DSM/Tortuga local. O evento foi concluído às 22h e teve o apoio da Prefeitura, da Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento e do Sindicato Rural do município de Teixeira de Freitas e também de uma cooperativa local, a Coopaista.

Agropecuária JLS

Nos dias 05 e 06 de outubro, o professor Adilson Aguiar trabalhou para a DSM/Tortuga atendendo à Agropecuária JLS, que é um grande cliente daquela empresa há muitos anos. A Agropecuária JLS tem sua sede na cidade de Eunapólis, região sul do Estado da Bahia. “A Agropecuária JLS investe em várias atividades, agrícolas e urbanas. Nas atividades agrícolas investe na produção de café conillon, banana e pimenta do reino, e na pecuária investe no ciclo completo, com cria, recria e engorda”, afirma.

Segundo Adilson, a divisão de agronegócio é gerenciada pelo proprietário, por uma de suas filhas e pelo médico veterinário Doutor Ademar, que é o gerente geral, e pelo Zootecnista Alvamiro Paiva, egresso do curso de Zootecnia da Fazu graduado em 2013, que está responsável pela informatização dos controles do rebanho. “A Agropecuária JLS possui 18 propriedades, com área total de 16.000 hectares, dos quais 10.740 ha são de pastagens. Em 2016, o rebanho médio foi de 15.500 cabeças com 8.571 fêmeas em idade à reprodução com taxa de lotação média de 1,1 UA/há”, conta.

A Agropecuária JLS está em um processo de intensificação da pecuária por meio de correção e adubação do solo das pastagens e suplementação do rebanho em níveis mais altos. O programa de suplementação está sob a orientação da equipe da DSM/Tortuga que começou a ser acompanhado pelo engenheiro agrônomo Lucas Oliveira quando ainda era assistente técnico na região.

Atualmente Lucas Oliveira é Gerente Nacional de Gado de Corte da empresa e foi sucedido por Jonas que agora acompanha o programa de suplementação da pecuária da JLS. A DSM/Tortuga convidou o professor Adilson para ir inventariar os recursos da pecuária da JLS, emitir um diagnóstico da situação atual e da situação potencial e assumir a orientação do programa de manejo da pastagem.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *