Professor da Fazu orienta projetos do Grupo CS

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, esteve entre os dias 28 e 30 de junho e 01 de julho, no estado do Mato Grosso do Sul para trabalhar nos projetos do Grupo CS, no município de Três Lagoas, que fica 500 km de Uberaba/MG. A marca CS pertence ao criador e pecuarista Senhor Cláudio Garcia de Souza, conhecido carinhosamente pelos amigos por Claudio Totó. O senhor Cláudio Garcia seleciona a raça Nelore há 56 anos e a raça Guzerá há mais de duas décadas.

De acordo com o prof. Adilson Aguiar, os rebanhos das raças Nelore e Guzerá da marca CS são registrados na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e participam dos programas de melhoramento genético da ABCZ, o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Programa Geneplus, que é um serviço especializado de melhoramento genético animal colocado à disposição do criador, pela Embrapa Gado de Corte.

“Dois dos filhos do Senhor Cláudio Garcia são egressos do curso de Zootecnia da Fazu, os zootecnistas Leda Garcia de Souza e Marco Garcia de Souza, que junto com o engenheiro agrônomo Fernando Garcia de Souza, egresso da Universidade Federal de Viçosa (UFV) já assumiram praticamente todo o negócio de pecuária da marca CS”, conta Adilson.

Nesta viagem, o professor Adilson viajou com o colega zootecnista Mateus Contatto Caseta, da Contatto Consultoria, empresa parceira em vários projetos da CONSUPEC – Consultoria e Planejamento Pecuário, empresa particular do professor Adilson. “O colega Mateus ficou na cidade de Três Lagoas, no escritório do Grupo CS, fechando os resultados econômicos da safra 2016/2017 de todas as atividades do grupo (Núcleo de Melhoramento Genético da Raça Nelore Puro de Origem (PO), o Núcleo de Pecuária de Corte e a atividade de Reflorestamento de Eucalipto), enquanto eu segui viagem com Marco Garcia de Souza para trabalhar na Fazenda Sertão, 200 km de Três Lagoas, onde trabalhou na tarde do dia 28 e no dia 29 de junho”, relembra o professor.

A Fazenda Sertão faz parte do Núcleo de Pecuária de Corte do Grupo CS e desenvolve a fase de cria e é gerenciada pelo zootecnista Marco Garcia. Os bezerros desmamados na Sertão são enviados para a recria e engorda em outras fazendas de pecuária de corte do Grupo, que também são gerenciadas por Marco. Atualmente, ele exerce o cargo de presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas.

No dia 30 de junho o professor Adilson Aguiar e Marco Garcia voltaram para a cidade de Três Lagoas/MS para participarem da reunião geral de fechamento do resultado econômico do ano safra 2016/2017, que foi apresentado pelo colega Mateus. A reunião aconteceu no escritório do Grupo CS.

No projeto, o professor Adilson e Mateus orientam os programas de manejo da pastagem; suplementação do rebanho; análise de projetos; controle de custos e de resultados, dentre outras áreas.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *