Professor da Fazu orienta projeto que detém Selo Angus Sustentabilidade

Durante o período de férias escolares na Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), o professor Adilson de Paula Almeida Aguiar continuou o seu trabalho de atendimento a clientes, ministrando treinamentos e gravando vídeo cursos nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Entre os dias 26 e 28 de dezembro o professor Adilson Aguiar trabalhou pela segunda vez, em 2019, na Fazenda Santa Mônica, localizada no município de São João da Ponte, estado de Minas Gerais, para o Grupo ARG, que tem sua sede em Belo Horizonte, capital do estado.

O Grupo ARG atua nas áreas de construção pesada e infraestrutura, agronegócio, óleo e gás, e comércio internacional. Na área do agronegócio investe nas atividades de bovinocultura e ovinocultura de corte e em piscicultura, com foco em produção e comercialização de carne de qualidade; e na seleção de equinos das raças mangalarga marchador e quarto de milha.

Em setembro de 2019 o professor Adilson realizou o primeiro trabalho na Fazenda Santa Mônica, com o objetivo de inventariar os recursos disponíveis nas pastagens de sequeiro e nos pivôs cultivados para a produção de silagens de milho e de capim-mombaça. Com base no invenário, o Professor Adilson emitiu um diagnóstico da situação atual e do potencial daquele projeto de acordo com as metas definidas pelo grupo, o qual foi apresentado para os gestores.

Este segundo trabalho já faz parte da etapa de acompanhamento da execução do que foi planejado com base no diagnóstico. Neste projeto o professor Adilson está orientando a escolha de espécies forrageiras, o estabelecimento de pastagens, o manejo do pastejo, o manejo e o controle de plantas infestantes e de pragas, a correção e adubação de solos das áreas para a produção de silagem.

“A área total da Fazenda Santa Mônica soma 8.239.8 ha, dos quais 5.989.8 ha são úteis. Da área útil 3.400 ha são de pastagens extensivas em regime de sequeiro e 1.491 ha são irrigados por pivôs centrais para a produção de silagens de milho e capim-mombaça”, afirma Aguiar.

Na média do ano o rebanho na Fazenda Santa Mônica é composto por 37.000 cabeças. As pastagens só são exploradas no período chuvoso com fêmeas no final da gestação e no pós-parto. O restante das categorias animais fica confinadas o ano inteiro, e no período da seca todo o rebanho permanece confinado.

O projeto de pecuária de corte do Grupo ARG é voltado para atender o programa de carne de qualidade da marca Carapreta. Atualmente são abatidos 3.000 animais por mês dentro deste programa. A carne já está sendo comercializada em algumas das maiores redes de supermercados e atacadistas em vários estados. O grupo, que produz bovinos da raça Angus, foi o primeiro do Brasil a conquistar o selo do programa Angus Sustentabilidade, desenvolvido pela Associação Brasileira de Angus e auditado pela alemã Tüv Rheinland. O selo atesta a produção sustentável da fazenda à mesa.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *