Professor da Fazu orienta projeto no estado do Goiás e ministra palestra sobre pastagens no Mato Grosso

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, desenvolveu atividades entre os dias 24 a 27 de maio, visitando projeto no estado do Goiás e ministrando palestra no Mato Grosso. Nos dias 24, 25 e 26 de maio, o professor Adilson Aguiar e o seu colega e parceiro Lucas Castro, egresso do curso de Zootecnia da Fazu, realizaram uma segunda visita, em 2017, à Fazenda Topgen, na região norte do estado de Goiás, no município de Amaralina. No dia 27 de maio, Adilson ministrou palestra sobre manejo de pastagens, no Encontro NUTRIBARRA de Profissionais da Pecuária – 1ª Edição, em Barra do Bugres, no Estado do Mato Grosso.

Fazenda Topgen

O trabalho na Fazenda Topgen teve início na primeira semana de dezembro de 2016 quando o zootecnista Lucas Castro, a convite e por indicação do prof. Adilson Aguiar, fez a primeira visita à propriedade para inventariar os recursos disponíveis para a produção e iniciar a elaboração do diagnóstico.

No dia 27 de dezembro de 2016 em uma reunião em Uberlândia, Lucas Castro e o professor Adilson Aguiar apresentaram o diagnóstico para os proprietários, o administrador de empresas Rodrigo S. do Nascimento, e o seu pai o senhor Walter A. do Nascimento. Já nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro deste ano o prof. Adilson Aguiar e Lucas Castro foram até à Fazenda Topgen para complementar o diagnóstico e acompanhar a execução do planejamento que foi elaborado para este projeto.

“A Fazenda Topgen possui uma área de 3.770 hectares dos quais 1.581 ha são para preservação ambiental e os restantes 2.189 ha são produtivos. Destes 1.265 foram cultivados com lavouras (110 ha com sorgo forrageiro para a produção de silagem e o restante com soja) na safra 2016/2017. Em fevereiro, toda a área cultivada com soja foi sobressemeada com plantas forrageiras, principalmente com a espécie Brachiaria ruziziensis, mas também a espécie Panicum maximum cultivar Mombaça, para a produção de forragem para a seca, como pastagens de inverno”, explica Aguiar.

Segundo o professor, a área restante é explorada com pastagens intensivas cujos solos foram corrigidos e adubados durante três a quatro anos com cultivo de soja, e continuam sendo corrigidos e adubados durante o ciclo da pecuária. No dia da última visita, o rebanho estava pastejando em 954 ha de pastagens perenes e em 82 há de pastagens de inverno, totalizando 1.036 ha de pastagens. Sobre a área pastejavam 3.612 animais, correspondendo a 3.009 unidades animais (UA), com taxas de lotação de 3.5 cabeças/ha e 2.9 UA/ha. “A partir de junho serão liberados mais 1.015 ha de pastagens de inverno e 1.792 animais serão confinados, como parte da estratégia alimentar para o período de seca deste ano”, informa.

A atividade desenvolvida pela Fazenda Topgen é o ciclo completo (cria/recria/engorda), com quase 2.000 fêmeas em idade reprodutiva em um programa de melhoramento genético orientado pelo Qualitas. A cria e a recria são desenvolvidas em pastagem com suplementação mineral (fêmeas e machos adultos em reprodução) e suplementação múltipla proteica/energética/mineral para os animais de recria. “A engorda é feita em confinamento. O progresso genético do rebanho da Topgen tem sido rápido e significativo, com índices atuais acima da média do programa”

O professor Adilson Aguiar, juntamente com o zootecnista Lucas Castro, foram contratados para orientar a continuidade do projeto de intensificação da produção em pasto e implantar, acompanhar e orientar um programa de gestão dos custos e da análise de resultado econômico da atividade. A próxima visita já está agendada para a primeira semana de novembro.

Encontro NUTRIBARRA de Profissionais da Pecuária – 1ª Edição

O professor Adilson Aguiar participou no dia 27 de maio como palestrante do Encontro NUTRIBARRA de Profissionais da Pecuária – 1ª Edição, em Barra do Bugres, no Estado do Mato Grosso. Adilson Aguiar ministrou a palestra “Manejo da Pastagens” para um público de mais de 100 pecuaristas da região”

De acordo com Aguiar, o evento teve início às 7h com credenciamento e um café da manhã e se estendeu até 13h quando foi encerrado e servido um almoço de confraternização. Além da palestra sobre manejo da pastagem ministrada pelo prof. Adilson, foram apresentadas palestras sobre bem-estar animal, gordura protegida, e uso de aditivos.

“A NUTRIBARRA é uma empresa de nutrição animal especializada principalmente na produção e comercialização de suplementos para bovinos de corte e leite. Foi fundada em 1996 na cidade de Barra do Bugres e atualmente tem uma filial na cidade de Araguaína, Estado do Tocantins”, conta.

O professor Adilson Aguiar já tinha ministrado palestra na NUTRIBARRA ainda em 1998 quando a empresa ainda era pequena e iniciando as suas atividades. Durante o evento, o professor Adilson encontrou com o egresso do curso de Zootecnia da Fazu, o João Carlos Rodrigues da Cunha, que foi aluno do professor e hoje reside em Araguaína/TO, onde administra uma empresa pecuária da família e é um dos sócios da NUTRIBARRA. A sua irmã Renata Cunha é quem gerencia a filial da NUTRIBARRA em Araguaína. Eles são uberabenses.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *