Professor da Fazu ministra palestra sobre manejo integrado de pragas no Fórum Latino-Americano

O Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável, promovido pela Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), aborda no Painel Agricultura, o Manejo Integrado de Pragas. A palestra será ministrada no dia 25/08, de 14h30 às 15h30, pelo coordenador do curso de Agronomia da Fazu, Diego Felisbino Fraga. O evento acontece entre os dias 23 a 25 de agosto, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, em Uberaba/MG, durante a ExpoGenética 2016. Saiba mais sobre o Fórum e inscreva-se clicando aqui.
Para Diego, a proposta do Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável é trazer conteúdos inovadores do cenário agropecuário em diversas regiões do nosso continente. Neste sentido, ele pretende apontar questões-chave no contexto do manejo de pragas em grandes sistemas​ de​ cultivos, apresentando técnicas e ferramentas que deverão estar à disposição do produtor rural.  Dentre essas alternativas, o professor destaca o cultivo de plantas geneticamente modificadas, o uso de tecnologias de precisão, o controle biológico de pragas e a rotação de culturas como componentes essenciais para o panorama futuro.
O grande desafio para a agropecuária nas próximas décadas será descobrir formas otimizadas de produção para atender à crescente demanda mundial por alimentos. “Como agente limitante, a ocorrência de insetos-praga tem aumentado consideravelmente, principalmente a partir da abertura de novas áreas de cultivo e o consequente monocultivo e a chegada de pragas exóticas de diferentes partes do mundo. O enfoque da palestra será transmitir ao ouvinte como utilizar os conhecimentos e tecnologias atuais para o manejo integrado de pragas”, conta.
De acordo com Diego, a mensagem principal da palestra será que não há receita de bolo para o controle de insetos-praga. “Para se obter a desejada sustentabilidade, o produtor rural precisa saber que há uma grande variedade de estratégias ​à sua disposição para o manejo de pragas. A partir disso, será preciso aplicar uma série de conhecimentos e etapas, que envolvem desde o reconhecimento das espécies-chave que ocorrem na sua cultura até os seus níveis esperados para o controle”, afirma o coordenador do curso de Agronomia.
De modo geral, os problemas fitossanitários correspondem ​à grande parte dos custos de produção em diversas culturas. Aliado a isso, devido ao manejo cultural incorreto, tem-se observado a constante resistência de insetos-praga a ingredientes ativos de inseticidas, o que tem restringido as opções de controle para o produtor rural. “O caminho para o manejo correto, portanto, envolve o constante monitoramento e controle destas pragas, de modo que tudo é considerado manejo, desde que aplicado de forma correta”, destaca Diego Fraga.
Sobre Diego Felisbino Fraga
Engenheiro Agrônomo pelas Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu). Gestor Ambiental pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Mestre em Entomologia Agrícola pela FCAV/UNESP, Jaboticabal/SP. Doutor em Entomologia Agrícola na Universidade Estadual Paulista – FCAV/UNESP – Jaboticabal, no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Entomologia Agrícola). Atua na área de Manejo Integrado de Pragas, com ênfase em manipulação de agroecossistemas para o controle biológico natural e conservativo de pragas. Atualmente é professor e coordenador do curso de Agronomia da Fazu.
Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *