Professor da Fazu inicia orientação de projeto de pecuária de corte do Grupo ARG

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, esteve entre os dias 18 e 20 de setembro trabalhando na Fazenda Santa Mônica, município de São João da Ponte, região norte do estado de Minas Gerais, para o Grupo A.R.G, que tem sua sede em Belo Horizonte, capital do estado.

“O Grupo A.R.G atua nas áreas de construção pesada e infraestrutura, agronegócio, óleo e gás, e comércio internacional. Na área do agronegócio investe nas atividades de bovinocultura e ovinocultura de corte e em piscicultura, com foco em produção e comercialização de carne de qualidade; e na seleção de equinos das raças mangalarga marchador e quarto de milha”, comenta o professor.

O objetivo deste trabalho foi o de inventariar os recursos disponíveis nas pastagens de sequeiro e nos pivôs cultivados para a produção de silagens de milho e de capim-mombaça. Com base no inventário foi emitido um diagnóstico da situação atual e do potencial para um projeto de acordo com as metas definidas pelo grupo.

“A área total da Fazenda Santa Mônica soma 8.239.8 ha, dos quais 5.989.8 ha são úteis. Da área útil 3.400 ha são de pastagens extensivas em regime de sequeiro e 1.491 ha são irrigados por pivôs centrais para a produção de silagens de milho e capim-mombaça”, destaca Aguiar.

Nos dias em que o prof. Adilson trabalhou neste projeto o rebanho somava 33.790 cabeças totalmente confinados, mas na média do ano o rebanho na Fazenda Santa Mônica é composto por 37.000 cabeças. As pastagens só são exploradas no período chuvoso com fêmeas no final da gestação e no pós-parto. O restante das categorias animais fica confinadas o ano inteiro, e no período da seca todo o rebanho permanece confinado.

O projeto de pecuária de corte do Grupo ARG é voltado para atender o programa de carne de qualidade da marca Carapreta. Atualmente são abatidos 3.000 animais por mês dentro deste programa. A carne já está sendo comercializada em algumas das maiores redes de supermercados e atacadistas em vários estados. O grupo, que produz bovinos da raça Angus, foi o primeiro do Brasil a conquistar o selo do programa Angus Sustentabilidade, desenvolvido pela Associação Brasileira de Angus e auditado pela alemã Tüv Rheinland. O selo atesta a produção sustentável da fazenda à mesa.

O Grupo ARG

O Grupo A.R.G., fundado em 1978 em Minas Gerais, é reconhecido nacional e internacionalmente pela excelência na execução de grandes projetos. Dinamismo, solidez e experiência são os pilares que transformam os negócios do Grupo A.R.G. em modelos de excelência. Com foco em valores como ética, transparência, inovação e agilidade, conquista e consolida, a cada dia, o seu crescimento sustentável e o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos locais onde atua.

O Grupo A.R.G. se reinventa a cada novo desafio através de sua constante busca por inovações, investimento em novas tecnologias e capacitação profissional. Com uma criteriosa política de gestão integrada, garante uma maior efetividade na capacitação das equipes, no controle de qualidade de processos, produtos e serviços.

Fotos: Professor Adilson Aguiar

Fotos: Grupo ARG

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *