Acadêmicos da Fazu visitam Fazenda Boa Fé – Ma Shou Tao, do Grupo Araunah

Acadêmicos dos cursos de Agronomia e Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) realizaram uma visita técnica, no último sábado (21), na Fazenda Boa Fé, referência na integração de negócios e cuidado socioambiental. A Fazenda Boa Fé fica localizada em Conquista (MG), produz cerca de 10.500 litros de leite por dia, com 380 vacas em lactação. Sob a gestão do engenheiro agrônomo, Jônadan Ma, a fazenda faz parte do Grupo Araunah, empresa familiar fundada pelo Sr. Ma Shou Tao (in memoriam), há 58 anos, e que vem envolvendo as gerações futuras da família.

Participaram da visita, alunos das disciplinas de Bovinocultura e Forragicultura e Nutrição Animal, sob orientação do professor Rayner Sversut Barbieri, das disciplinas de Projeto Integrador VIII (Noturno e Diurno) e Bioclimatologia e Bem-Estar Animal, sob orientação da professora Lívia Carolina Magalhães Silva, e da disciplina do Projeto Integrador VIII (Noturno e Diurno), sob orientação do Diego Felisbino Fraga. O grupo foi recebido pelo Sr. Jônadan Ma.

“Oferecer alimentos, genética e tecnologias com excelência, melhorando a qualidade de vida das pessoas e interagindo os negócios para gerar resultados sustentáveis” é a missão do Grupo Araunah. Dentre os segmentos de negócios do Grupo, a agricultura e a pecuária se destacam. A atividade leiteira é desenvolvida há mais de 30 anos na Fazenda Boa Fé.

A propriedade, que sempre foi uma referência na produção intensiva de leite, com alta produtividade por hectare, uso de tecnologias e práticas de manejo inovadoras, além do forte trabalho de seleção e melhoramento genético da raça Girolando, agora também se destaca com seu mais novo projeto: a integração lavoura-pecuária-floresta.

O projeto de ILPF tem como conceitos técnicos a versatilidade e flexibilidade no uso do solo, consorciando culturas anuais, espécies florestais e produção pecuária. Segundo Jônadan Ma, os objetivos do projeto são aumentar a receita líquida por hectare/ano, produzir cobertura permanente do solo, melhorando fertilidade e o ambiente, além de ser um sistema de produção animal eficiente e que proporciona bem-estar animal.

Texto adaptado – Educa Point

Fotos: Professores Fazu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *