PNAT no Ensino: Aluno boliviano compartilha experiência de estagiar no TDEA

Natural de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, Erwin Alfonso Quiroga Salas veio para o Brasil com o objetivo de aprender mais sobre a zebuinocultura no curso de Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba). Atualmente, Erwin Alfonso é aluno do 8º período e realiza estágio remunerado no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (TDEA-PNAT), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

“A experiência no PNAT está sendo de muito aprendizagem para minha vida professional, não só pelas atividades que são feitas no dia a dia, mas também pelo contato com profissionais e proprietários de fazendas que nos motivam para a gente se superar no trabalho desenvolvido”, destaca Erwin.

No estágio, Erwin juntamente com os outros estagiários e com os colaboradores da ABCZ e Fazu, atuam no fornecimento dos tratos diários, manejo dos animais, identificação doenças e lesões, manutenção da área do confinamento e curral, além de outras atividades de rotina.

“A experiência está sendo muito importante, pois tenho aprendido que muitos dos trabalhos desenvolvidos devem ser bem-feitos, pois como futuro gerente, dono ou consultor, precisamos saber como são desempenhas todas funções em uma fazenda. Também tenho tido uma visão muito ampla sobre planejamento e uma afinidade grande com diferentes áreas da Zootecnia pelo contato com diferentes profissionais”, comenta o acadêmico.

O interesse pela área da Zootecnia surgiu ainda quando criança, já que sua família é criadora de gado zebu na Bolívia. “Sempre gostei muito da área e quando um primo comentou sobre a Fazu, logo decidi que era nessa faculdade que eu queria estudar. Os planos para o futuro são de continuar fazendo estágios que ajudem na minha formação profissional e quem sabe até mesmo arrumar um emprego na região para criar experiência aliada com os estudos na faculdade”, finaliza Erwin.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *