Plantel da Fazu é valorizado com doações de criadores associados da ABCZ

A Fazenda Escola recebeu doações de animais de criadores associados da ABCZ, instituidora da Fazu

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) recebeu nos últimos meses 19 novilhas das raças Nelore, Guzerá, Gir, Sindi e Tabapuã de criadores associados da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A campanha levantada pelo presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, surgiu após a doação história de treze animais melhoradores e selecionados geneticamente do pecuarista e proprietário da Agro Maripá, Sr. Marcelo Baptista de Oliveira, em 2020.

“A atitude do Marcelo me chamou muito a atenção e me ascendeu a ideia de incentivar outros criadores a fazerem o mesmo. O grande objetivo é enriquecer o plantel da Fazu e contribuir academicamente com os estudos e pesquisas das raças zebuínas dos cursos da faculdade. Até agora, contamos com doações de 26 novilhas, de 18 criadores, incluindo os animais da Agro Maripá. Agradeço a todos que contribuíram e deixo aqui o pedido para quem puder e quiser contribuir: a Fazu está de porteiras abertas”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior.

Nos últimos meses, a Fazu recebeu as doações dos criadores e agropecuárias. Além do próprio presidente da ABCZ, com a doação de uma novilha Nelore, a lista traz: Álvaro Zica Carvalho, uma novilha Gir; Angelo Mario de Souza Prata Tibery, uma novilha Sindi; Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, uma novilha Gir; José Luiz Junqueira Barros, o “Bi”três novilhas Gir; Bruno Henry Gregg, uma novilha Tabapuã; Companhia Mate Laranjeira, uma novilha Guzerá; Eduardo Biagi, uma novilha Sindi; Eros Gazzinelli, uma novilha Guzerá; Fabiano França Mendonça Silva, uma novilha Nelore; Gabriel Garcia Cid, uma novilha Nelore; Icil Industria e Comercio, uma novilha Guzerá; João Cruz Reis Filho, uma novilha Gir; Jorge Antonio Pires de Miranda, uma novilha Guzerá; Manasses de Melo Rodrigues, uma novilha Gir; Marcelo Antonio Brejão Artico, uma novilha Tabapuã; Marcos de Almeida Carneiro, uma novilha Guzerá.

“Os animais doados pelos pecuaristas vão contribuir em diversas áreas acadêmicas, sendo na reprodução e melhoramento genético, morfologia e conformação, acasalamentos dirigidos, nutrição específicas, dentre outras. A doação traz para a Fazu uma gama de informações e qualidade técnica de excelência. Agradeço ao Rivaldo pelo incentivo e apoio nesta ação e agradeço em nome de todos alunos e professores aos criadores pela nobre atitude”, comenta o diretor executivo da Fazu, Célio Eduardo Nascimento Vieira.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *