Nutrição dos animais é fundamental para o sucesso do TDEA-PNAT

A utilização de ingredientes de qualidade e a formulação assertiva garantem o sucesso da prova

O Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA) do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) está chegando à sua reta final. Nesta edição, foram inscritos 201 animais das raças Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã de 99 criadores de 18 Unidades da Federação. Um dos mais importantes processos da prova é a alimentação dos bovinos. A programação alimentar é trabalhada antes mesmo da chegada dos primeiros touros.

A escolha correta do híbrido, o preparo do solo e a eficiência no processo de corte e ensilagem garantem a produção de uma silagem de milho ideal para garantir segurança e ótimo desempenho aos animais, uma vez que corresponde a 60% de inclusão na dieta.

O concentrado corresponde aos 40% restantes e é produzido com ingredientes criteriosamente selecionados e que não sofrem variação durante a prova, permitindo padronização da dieta do início ao fim do teste.

De acordo com a coordenadora do TDEA na Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Juliana Jorge Paschoal, a dieta é formulada para ganhos de 1,3 Kg/animal/dia, com 14% de proteína e 70% de NDT. O período de adaptação é cuidadosamente planejado, pois, mesmo sendo uma dieta com suficiente quantidade de fibra fisicamente efetiva (>24%), muitos animais são criados em sistema de pastejo, sendo necessária uma adaptação da microbiota ruminal à nova dieta.

“Um ponto altamente relevante está relacionado à qualidade da mistura. Todos os animais, em cada bocado, devem ter acesso à mesma dieta e esta condição deve ser mantida durante toda a prova, evitando a seleção dos ingredientes pelos animais”, destaca Juliana.

Nesta edição, a Major Nutrição Animal é a empresa fornecedora do concentrado utilizado no TDEA-PNAT. “A Major preza em toda sua linha pela sustentabilidade e qualidade do produto final. Trabalhamos com tecnologia exclusiva, sem o uso de aditivos nas formulações dos nossos produtos, buscando impactos positivos ao animal, como por exemplo na reprodução e na longevidade”, comenta a coordenadora de P&D da Major Nutrição Animal, Bruna Hortolani.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *