Pesquisadoras da UFMG visitam a Fazu

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) recebeu as renomadas pesquisadoras Ana Luiza da Costa Cruz Borges e Helena Ferreira, professoras da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As pesquisadoras visitaram a instituição durante a ExpoLeite para conhecer de perto o projeto de produção de leite nos trópicos da Fazu e fortalecer as colaborações científicas na área.

Ana Luiza Borges é professora e pesquisadora especializada em Nutrição de Ruminantes, enquanto Helena Ferreira concentra seus estudos em Bovinocultura de Leite. Ambas são referências em suas áreas de atuação e desempenham papéis de destaque na UFMG.

A visita teve início com recepção do professor Arthur Alves, que apresentou as instalações da fazenda escola da Fazu, destacando sua estrutura e tecnologias empregadas no projeto de produção de leite nos trópicos.

Um dos principais tópicos de discussão durante a visita foi a formulação de dietas para zebuínos leiteiros. Atualmente, essa formulação é baseada em tabelas internacionais. No entanto, um novo e importante estudo liderado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Ciência Animal (CNPq INCT-Ciência Animal) está em andamento para desenvolver o ‘Sistema Brasileiro de Exigências Nutricionais de Bovinos de Leite’ – Br Leite.

A pesquisa, liderada por Ana Luiza da Costa Cruz Borges, tem como objetivo principal determinar as exigências nutricionais de zebuínos leiteiros e seus cruzados, além de caracterizar o perfil metabólico e a eficiência alimentar em diferentes planos de alimentação e fases produtivas desses animais. Segundo a pesquisadora, a necessidade de dados específicos para animais zebuínos e cruzados de leite é evidente, uma vez que as tabelas internacionais são baseadas em animais taurinos, com diferentes condições ambientais e alimentares.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *