Alunos de Zootecnia da Fazu participam de aula prática sobre conservação de forragens por ensilagem

Na última semana, alunos do curso de Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) participaram de uma atividade prática de ensino na disciplina de Pastagens e Plantas Forrageiras II, sob a orientação do Professor Rayner Barbieri. O tema em destaque foi a “Conservação de forragens por meio de ensilagem”. O objetivo da prática foi ampliar o entendimento sobre como as características das plantas e as práticas de ensilagem podem influenciar nas perdas durante a conservação e abertura do silo, bem como na qualidade e quantidade da forragem oferecida aos animais.

A Fazenda Escola da Fazu foi o local escolhido para a atividade, proporcionando aos estudantes um ambiente real para aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Durante a prática, os alunos tiveram a oportunidade de avaliar a qualidade química e física da silagem de milho, a capacidade fermentativa, os indicadores sensoriais e o dimensionamento do silo, aspectos fundamentais no processo de ensilagem.

“Uma das partes principais do exercício prático foi a análise da capacidade fermentativa da silagem. Isso envolveu a compreensão de como a fermentação anaeróbica é essencial para a conservação da forragem, evitando perdas de qualidade nutricional. Os alunos tiveram a oportunidade de analisar a acidez, o pH e outros indicadores relacionados à fermentação”, explica Rayner.

Além disso, os estudantes realizaram um levantamento técnico das implicações práticas da conservação da silagem e do manejo de retirada e oferta aos animais. A correta gestão da ensilagem é crucial para garantir que os animais recebam uma alimentação de qualidade durante todo o ano, especialmente em períodos de escassez de pastagem.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *