Fazu promove campanha de sua Comissão Própria de Avaliação

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), através de sua CPA (Comissão Própria de Avaliação), promove a partir de hoje (06/06) campanha referente à avaliação de professores e coordenadores, vigente neste primeiro semestre de 2016.

A primeira fase da campanha acontece até o dia 17/06 e é caracterizada pela sensibilização dos alunos acerca da importância da CPA. Dentre as atividades programadas, está a visita dos membros da Comissão nas salas de aula, para a resolução de dúvidas dos acadêmicos sobre a avaliação, bem como a divulgação da mesma, que também acontece nos murais do campus e no site institucional.

O preenchimento do questionário propriamente dito acontece entre os dias 20/06 e 24/06 através do portal acadêmico “Aluno Online”.

“Como poderosa ferramenta de melhoria e crescimento contínuos, a Avaliação Institucional objetiva contribuir para o aperfeiçoamento da prática pedagógica e administrativa da Fazu”, afirma a representante da coordenação de ensino da Comissão, Márcia Carvalho.

A última avaliação foi feita por alunos, professores e colaboradores no fim de 2015, e referiu-se ao âmbito institucional.

Os processos de avaliação ocorrem desde 2004 e os frutos do trabalho podem ser observados no cotidiano da instituição. Entre os exemplos de aperfeiçoamento oriundos da CPA, podem ser citados a melhoria da cantina da faculdade, a iluminação no estacionamento do campus, a instalação de espelhos nos banheiros, a climatização de todas as salas de aula, dentre outros anseios da comunidade acadêmica que foram atendidos ao longo dos anos.

Sobre a CPA

Denominada Comissão Própria de Avaliação, a CPA foi criada pela Legislação de Ensino Superior do MEC – pela Lei 10.861 de 10 de abril de 2004 e pelo Decreto 5.773 de 9 de maio de 2006. Essa comissão é elemento obrigatório para todas as instituições de ensino superior do País e tem por objetivo avaliar a IES de forma autônoma, apresentando seu relatório de avaliação para o dirigente institucional e para o INEP, possibilitando à IES o aperfeiçoamento de seus processos internos no que diz respeito às 10 dimensões do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior).

A pesquisa levanta dados da estrutura da faculdade, avaliando o desempenho dos docentes, além da estrutura e os serviços prestados pela instituição, incluindo a política de atendimento, extensão e a responsabilidade social.

O sistema permite que os participantes preencham o questionário em casa, no escritório ou nos laboratórios da faculdade, que ficam à disposição da comunidade no período de realização da avaliação.

É por meio das respostas que a comissão pode direcionar se a Fazu esta cumprindo ou não suas metas.
Logo, é necessário que o questionário seja respondido de forma a retratar a realidade da Instituição. O sistema de avaliação foi criado de forma a manter o sigilo do servidor e do aluno que a responde.

Clique aqui e saiba mais sobre a Comissão Própria de Avaliação da Fazu.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *