Fazu promove ações de conscientização no Setembro Amarelo

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), por meio do Setor de Apoio ao Discente, realizou uma série de ações significativas durante o mês de setembro, em apoio à campanha do Setembro Amarelo. O objetivo dessas atividades foi promover a conscientização e a prevenção do suicídio, um problema que afeta pessoas de todas as idades em todo o mundo.

O Setembro Amarelo é uma campanha global que visa abrir diálogo sobre saúde mental, reduzir o estigma associado às doenças emocionais e incentivar indivíduos a buscar ajuda quando necessário. A iniciativa também se dedica a compartilhar informações e recursos para salvar vidas, oferecendo suporte a pessoas em situações de crise e promovendo o bem-estar emocional ao longo de todo o ano.

A psicopedagoga da Fazu, Bruna Árcega, enfatizou a importância da campanha. “As ações do Setembro Amarelo são de extrema importância, pois destacam a conscientização e prevenção do suicídio, um problema global que afeta pessoas de todas as idades. Essa campanha promove o diálogo aberto sobre saúde mental, reduz o estigma em torno das doenças emocionais e incentiva a busca por ajuda. Ao compartilhar informações e recursos, o Setembro Amarelo salva vidas, oferecendo suporte a indivíduos em situações de crise e promovendo o bem-estar emocional ao longo de todo o ano”.

As ações da Fazu durante o Setembro Amarelo incluíram vídeos com depoimentos de alunos que compartilharam suas experiências e reflexões sobre saúde mental. Além disso, um circuito de palestras foi organizado, abordando temas essenciais para o autoconhecimento e o fortalecimento emocional. O circuito contou com a presença de profissionais experientes, como o psicólogo Ruanis Freitas, que discutiu o tema “Autoconhecimento”, a psicóloga e professora da Fazu, Sheilla Parreira, que abordou a “Autoestima”, e o professor e representante do CVV (Centro de Valorização da Vida), Phablo Lemes, que esclareceu o que é o CVV e seu papel na prevenção do suicídio.

A Fazu reforça seu compromisso com a saúde mental de seus alunos e da comunidade, destacando a importância de se abordar abertamente questões relacionadas à saúde emocional e oferecer apoio a todos que necessitam durante todo o ano, não apenas em setembro. A conscientização e a prevenção do suicídio são responsabilidades compartilhadas por todos, e a Fazu está empenhada em desempenhar um papel ativo nesse esforço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *