Fazu marca presença no evento de lançamento de duas novas variedades de cana-de-açúcar na CanaCampo

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) marcou presença no evento de lançamento de duas novas variedades de cana-de-açúcar, RB127825 e RB097217, que ocorreu na sede da Associação dos Produtores de Cana da Região de Campo Florido (CanaCampo), em Campo Florido, Minas Gerais, na última semana. O diretor geral da Fazu, Celio Vieira, juntamente com os coordenadores Kamila Mielke, Diego Fraga e Antônio Almeida, estiveram presentes no evento, onde tiveram a oportunidade de encontrar o professor Rodrigo Piau, que também atua como coordenador agrícola da CanaCampo.

O lançamento das duas novas variedades de cana-de-açúcar, RB127825 e RB097217, foi resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa). Essas variedades se juntam a outras cinco já liberadas nos últimos anos pela UFV, todas desenvolvidas no âmbito do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA) do Departamento de Agronomia (DAA) da UFV.

A variedade RB127825 se destaca por sua rusticidade e capacidade de adaptação a diferentes ambientes de produção, graças à sua ampla capacidade de manejo. Essa característica permite que ela se adapte a solos mais ou menos férteis, além de altitudes mais baixas ou altas, tornando-a potencialmente aceita pelo mercado, conforme ressaltou o professor presente no evento.

Já a variedade RB097217 apresenta uma maior concentração de açúcar, o que demanda seu cultivo em áreas de maior fertilidade para obter uma melhor produtividade de sua biomassa. Devido ao alto teor de açúcar, essa variedade também proporciona um bom rendimento por área ao final do ciclo de cultivo.

A variedade RB127825 é considerada “filha” da RB867515, que é uma das variedades de maior destaque da UFV e uma das mais plantadas no Brasil e no mundo. Atualmente, a RB867515 representa cerca de 20% da área de cultivo de cana-de-açúcar no país, abrangendo aproximadamente 1,8 milhão de hectares.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *