Fazu lança Grupo de Pesquisa em Geotecnologias e Mecanização em Agricultura de Precisão

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) lançou na última semana o Grupo de Pesquisa em Geotecnologias e Mecanização em Agricultura de Precisão (GMAP). Os professores, MSc. Matheus Oliveira Alves e MSc. Francisc Henrique Silva, são responsáveis pelo grupo. O objetivo é incentivar os alunos a pesquisarem sobre o uso de novas tecnologias utilizadas na área agrícola, visando formar bons profissionais que possuam conhecimentos teóricos e práticos em Agricultura de Precisão, integrando ensino, pesquisa e extensão. Acadêmicos de vários períodos da Agronomia já integram o GMAP. A primeira reunião do grupo aconteceu na última semana. Interessados em participar, procurar os professores Matheus ou Francisc.

As geotecnologias, é o conjunto de tecnologias para coleta, processamento, análise e disponibilização de informações com referência geográfica, denominadas tecnicamente de georreferenciadas. São poderosas ferramentas para tomada de decisão. Dentre as geotecnologias, estão os SIG – Sistemas de Informação Geográfica, a Cartografia Digital, Sensoriamento Remoto, Sistema de Posicionamento Global (GPS – Global Positioning System), Aerofotogrametria, Geodésia, e a Topografia Clássica, entre outros.

Agricultura de Precisão Internacionalmente chamada de Precision Agriculture, Precision Farming ou Site-Specific Crop Management. A agricultura de precisão permite um acompanhamento metro a metro de sua lavoura, possibilitando uma ação localizada em cada pequeno lote, tratando então cada uma destas áreas segundo a necessidade. Assim, você aumenta sua rentabilidade, além de ajudar a proteger o meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *