CRS Fazu: projeto “Animais para a Educação Infantil” é promovido por alunos da Zootecnia

Seguindo o calendário de atividades do projeto CRS (Carreira, Responsabilidade e Sustentabilidade), acadêmicos do curso de Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) promoveram o projeto “Animais para a Educação Infantil”. A ação aconteceu nas Escolas Estaduais Leandro Antônio de Vito e Escola Estadual Gabriel Totti, com cerca de 350 crianças, de turmas do 1º ao 5º ano, nos dias 25 de outubro e 1º de novembro.

O projeto contou com cinco coelhos como forma de contato das crianças com os animais, onde os alunos abordaram sobre o histórico da espécie, mostrando também as raças. “Usamos também cartolinas ilustrativas como forma de auxiliar para um melhor entendimento, tendo em vista que a visualização torna a fixação do conteúdo mais fácil. Foram realizados também jogos de perguntas e respostas, afim de avaliar o entendimento das crianças acerca do tema abordado e de tornar a atividade mais didática”, conta o acadêmico Luis Eduardo Mendonça.

A interação de crianças com animais é de grande importância para o desenvolvimento de alguns sentidos. Existem vários estudos que mostram que crianças que têm o contato com animais possuem um melhor nível de aprendizado. “É importante que as crianças entendam e respeitem os animais, tanto os que possuem contato diário, domesticados, quanto os silvestres que, em alguns casos, podem oferecer perigo caso sejam provocados. No Brasil, há muitos casos de maus tratos com animais e, por isso, é importante que projetos dessa natureza sejam realizados, pois sensibiliza as crianças e faz com que se desenvolvam como cidadãos humanizados”, acrescenta Luis.

O projeto foi realizado pelos alunos da Zootecnia: Júlia Ferreira Cury Silva, José Fernando Borges Elias Trida, Maria Júlia de Souza Gonçalves, Paulo Henrique Jesus Miranda, Olívia C. Ferreira Costa e Luis Eduardo Mendonça de Almeida. O objetivo CRS Fazu é estimular o aluno a desenvolver um projeto social e executa-lo junto à comunidade interna e/ou externa. Participam do CRS Fazu alunos dos cursos de Agronegócio, 6º período, Agronomia e Zootecnia, 1º a 5º períodos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *