Dia de Campo da Mandioca reúne produtores do Triângulo Mineiro na Fazu

Na última sexta-feira (21/09), a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) recebeu cerca de 200 pessoas para o Dia de Campo de Cultivo de Mandioca de Mesa. O evento foi organizado pelo professor Ricardo Moreira Mendonça, em parceria com a Emater, Embrapa Cerrados, Secretaria do Desenvolvimento do Agronegócio e ProFarmers, empresa júnior da Fazu.

O Dia de Campo, que foi gratuito e aberto a comunidade, é mais um evento de Responsabilidade Social, que trouxe os principais pesquisadores brasileiros sobre a cultivar de mandioca de mesa, como o Josefino de Freitas Fialho, Sonia Maria Costa Celestino e Eduardo Alano Vieira, pesquisadores da Embrapa, além dos professores da Fazu, Ricardo Moreira de Mendonça e Guilherme Salge Roldão.  Os palestrantes apresentaram conhecimentos do plantio à pós-colheita, com foco nas tecnologias para a região do Triângulo Mineiro.

Segundo o professor Ricardo Mendonça, o dia de campo superou todas expectativas. “Alcançou o público-alvo, que eram os produtores rurais de Uberaba e região, despertando um enorme interesse pelas tecnologias apresentadas. Os parceiros Embrapa, Emater e Secretaria para o Desenvolvimento do Agronegócio de Uberaba saíram fortalecidos do evento, com diversas propostas de ampliação da parceria com a Fazu, a fim de diversificar e incrementar a renda dos produtores rurais da nossa região”, destaca.

O Dia de Campo, que apresentou os temas sobre Manejo e Tratos Culturais; Cultivares; Manejo da Irrigação; Pós-Colheita; Rendimento e Qualidade e Custo da Produção, contou ainda com delicioso café da manhã e almoço com pratos à base de diversas espécies de mandioca.

O Dia de Campo recebeu também importantes patrocinados. “Precisamos agradecer também ao Supermercado Foscarini e a AMUR, que ofereceram aos participantes o privilégio de experimentar deliciosas receitas derivadas da mandioca. Além disso, o patrocínio de diversas empresas desse segmento como a Mandioca Sertaneja, Sertanitos e Mandioca Garimpense, serviram para ilustrar a preocupação dos produtores com os investimentos em novas tecnologias. O evento também contou com apoio das empresas Agro Zap, Agronelli, Certrim e Sindicato Rural de Uberaba”, agradece o professor Ricardo.

A empresa júnior da Fazu, ProFarmers, atuou no planejamento e execução do evento. “Foi uma experiência fantástica, de muito aprendizado compartilhado, muitas experiências positivas sobre a cultura da mandioca. Agradecemos ao professor Ricardo pela oportunidade e pela confiança depositada em nossa empresa júnior, ProFarmers. Em especial, quero agradecer toda nossa equipe e parabenizar pelo sucesso que foi este evento. Agradeço a Fazu por nos projetar no mercado e por nos apoiar em todos nossos projetos. Que este seja o primeiro de muitos outros eventos que possamos contribuir. Estamos preparados para novos desafios”, destaca o presidente da ProFarmers, Paulo Roberto Mangucci Junior.

O Dia de Campo da Mandioca de Mesa também foi destaque na mídia de Uberaba, recendo equipe da TV Integração, afiliada à Rede Globo, clique aqui para assistir a reportagem.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *