Curso de Agrocomputação da Fazu promove aula prática noturna destacando ferramentas de pecuária de precisão

O Curso de Agrocomputação da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) promoveu uma aula prática noturna, sob a orientação do professor Rayner Sversut Barbieiri na disciplina de Princípios Aplicados ao Agronegócio. A atividade teve como objetivo apresentar aos estudantes algumas ferramentas aplicadas à pecuária de precisão, visando o aprimoramento das técnicas utilizadas no setor.

Durante a aula prática, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar diferentes tecnologias utilizadas na área da agropecuária. O destaque foi dado à medição de compactação do solo, realizada com o Penetrolog da Falker. “Essa ferramenta é de extrema importância para o diagnóstico de degradação de pastagens e para a viabilidade de mecanização e preparo do solo, proporcionando informações fundamentais para a tomada de decisões estratégicas”, explica Rayner.

Outro aspecto abordado foi o Sistema Intergado, utilizado no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) da ABCZ. Essas tecnologias são fundamentais para o aprimoramento da produção pecuária, uma vez que permitem a identificação e seleção de animais com melhores características genéticas e desempenho, contribuindo para a obtenção de rebanhos mais produtivos e eficientes.

Por fim, foi apresentado equipamento da empresa Moovement: um chip utilizado como brinco nos animais. Esse chip, quando acoplado aos animais, envia informações valiosas para uma antena receptora e um aplicativo específico. Com o uso dessa tecnologia, é possível obter dados diários sobre a movimentação dos animais nos piquetes das pastagens, incluindo o número de passos e comportamento. O entendimento do movimento dos animais em pastejo auxilia na tomada de decisões quanto ao posicionamento de cochos e bebedouros, qualidade da pastagem, seletividade do animal, distribuição de sombras e manejo geral da pastagem.

O professor Rayner Sversut Barbieiri ressaltou a importância dessas ferramentas de pecuária de precisão no contexto atual. “A utilização dessas tecnologias proporciona uma visão mais detalhada e precisa da realidade da produção pecuária, permitindo a adoção de medidas mais eficientes e sustentáveis”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *