Acadêmicos do Curso de Gestão do Agronegócio da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) participaram de uma atividade prática na disciplina de Impactos Climáticos no Agronegócio, sob a orientação da professora Alcione Wagner de Souza. Os alunos utilizaram um higrômetro digital com sensor para coletar dados de temperatura ambiente e externa (ºC), umidade relativa do ar (%), e, com o auxílio de um aplicativo específico, mediram a pressão atmosférica (mb) e a altitude (m). A coleta de dados foi realizada em dez pontos previamente selecionados na Fazenda Escola da Fazu, utilizando o Google Earth para marcar e definir a rota.
“A análise dos dados permitiu aos alunos verificar as relações entre os elementos climáticos e os fatores locacionais e ambientais. Foi possível observar o decréscimo da pressão atmosférica e da temperatura com o aumento da altitude, bem como a queda da temperatura máxima e o aumento da umidade do ar em áreas com vegetação, ambientes climatizados ou cobertos”, destacou Alcione.
A professora Alcione Wagner de Souza destacou a relevância da atividade, afirmando que “entender as variáveis climáticas e suas influências no agronegócio é fundamental para a formação de gestores competentes e preparados para os desafios do setor.”