Agrocumputação da Fazu desenvolve protótipo de pivô em miniatura para automação agrícola

Estudantes do curso de Agrocomputação da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Vinícius Vansim, Rafael Gobbo e José Alberto, sob orientação do professor Felipe Gustavo de Souza, desenvolverem um protótipo em escala miniatura de um pivô. A iniciativa envolveu a utilização de uma impressora 3D para materializar o protótipo, o qual foi cuidadosamente modelado em um software avançado de desenho 3D. A escolha por essa técnica de prototipagem permitiu uma abordagem prática e eficaz na visualização e teste do equipamento em uma escala reduzida.

O protótipo desenvolvido pelos acadêmicos destaca-se pelo uso de microcontroladores Arduino, aliados a outros componentes eletrônicos, para garantir um controle preciso e eficiente do pivô em miniatura. Essa abordagem de automação oferece a capacidade de ajustar não apenas a velocidade de deslocamento do equipamento, mas também a direção desse deslocamento, podendo ser configurada no sentido horário ou anti-horário.

O professor Felipe Gustavo de Souza enfatiza a importância desse projeto no contexto da agrocumputação, afirmando que a combinação de tecnologias avançadas, como a impressão 3D e os microcontroladores Arduino, abre novas perspectivas para otimização de processos na agricultura. “A automação agrícola é fundamental para aumentar a eficiência e a produtividade no campo. O protótipo do pivô em escala miniatura desenvolvido pelos nossos alunos representa um passo promissor nesse sentido, proporcionando um ambiente de teste controlado para futuras implementações em larga escala”, ressalta o professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *