Acadêmico da Fazu publica artigo sobre controle do bicudo-do-algodoeiro na Revista Campo & Negócios Grãos

Gabriel Carvalho Ribeiro de Oliveira, acadêmico prestes a concluir seu curso de Engenharia Agronômica na Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), alcançou um importante marco em sua carreira ao publicar um artigo na mais recente edição da Revista Campo & Negócios Grãos. O estudo aborda uma das principais pragas que afetam a cultura do algodoeiro: o bicudo-do-algodoeiro.

O artigo, desenvolvido em colaboração com o engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia/Produção Vegetal, Saulo Strazeio Cardoso, apresenta informações relevantes sobre o ciclo de vida do bicudo, os prejuízos causados por essa praga, os desafios enfrentados pelos produtores, bem como estratégias eficazes de controle, incluindo o Manejo Integrado de Pragas (MIP) e o monitoramento adequado.

“A cultura do algodão desempenha um papel significativo na economia agropecuária brasileira, figurando entre as dez maiores do país. No entanto, desde a década de 1980, os produtores têm enfrentado sérios problemas que afetam sua produção. Entre os principais fatores de redução na produtividade encontra-se o bicudo-do-algodoeiro, praga-chave que pode causar danos consideráveis por meio de perfurações feitas pelo seu aparelho bucal mastigador”, explica Gabriel.

A publicação do artigo na revista de renome reconhece a dedicação e o comprometimento do estudante e reforça a importância da pesquisa acadêmica para o avanço e aprimoramento das práticas agrícolas. Gabriel Ribeiro está prestes a concluir sua graduação e já deixa sua marca com contribuições relevantes para a área de proteção do algodoeiro contra pragas.

Clique aqui para ler o artigo completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *