O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Juliano Ricardo Resende, realizou no mês de março, análise econômica de uma fazenda de gado de corte do sul do estado da Bahia. A fazenda possui cerca de 9.000 há de área com 15.000 cabeças.
De acordo com o professor, o projeto é semi-intensivo onde os animais são recriados e engordados em pasto. A fazenda é administrada pelo veterinário Eduardo Amaral, zootecnista Regis Vieira e técnico agrícola André Paramirim. O professor acompanha e orienta esse projeto desde 2005. “É fundamental ter visão financeira de cada projeto principalmente compara-los com benchmark de outras empresas para ter referência de como o projeto se encontra”, afirma Juliano.
Abaixo segue o trabalho do professor comparando a fazenda em questão com as médias de ESAGRO, INTTEGRA E RALLY DA PECUÁRIA. Para ajudar a interpretar os resultados da pecuária 2017 o professor usa um benchmark da EXAGRO referente a 400 fazendas acompanhadas em 2017. Ele traz os top10% que serve como referência dos melhores (sem confinamento) e a média das propriedades assistidas.