Professor da Fazu desenvolve trabalhos pela Corterva AgroSciences e Agroquima

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, esteve entre os dias 21 e 25 de março trabalhando nos estados do Pará e do Tocantins contratado pela Corterva AgroSciences (fusão da Dow AgroSciencis e da DuPont) e a Agroquima, da loja de Araguaina. Durante os trabalhos, o professor Adilson teve todo o apoio do engenheiro agrônomo Pedro Alves, da Dow AgroSciences, e do médico veterinário Rodrigo Miotto, gerente da loja da Agroquima de Araguaina, e das lojas da região norte que o acompanhou em todas as atividades.

Agroquima | Xinguara/PA

No dia 21 de março, após 14h de viagem, 5h em avião e 9h de carro, o professor Adilson ministrou a palestra “A importância do controle das cigarrinhas que atacam pastagens no Bioma Amazônico”, durante a inauguração da loja da Agroquima do município de Xinguara, região sul do estado do Pará. O evento teve início às 20h30 com a abertura feita pelo médico veterinário Rodrigo Miotto (gerente das lojas da Agroquima na região Norte), pelos engenheiros agrônomos Pedro Alves (Dow AgroScienses) e Luiz Eduardo Basso, que foi responsável técnico de vendas da Dow na região sul do Pará e que agora gerenciará a loja da Agroquima de Xinguara.  A palestra do professor Adilson começou às 21h e se estendeu até as 23h.

Fazenda Segredo

No dia 22 de março, o professor Adilson atravessou a divisa dos estados do Pará e do Tocantins para dar início aos trabalhos neste último estado. Neste dia, o professor Adilson junto com as equipes da Agroquima e da Dow trabalharam na Fazenda Segredo, propriedade do senhor José B. Galvão Barbosa conhecido na região por Torrinha por causa do nome da sua cidade natal no estado de São Paulo. Ele tem outras fazendas no Tocantins e no Pará que são administradas por ele e por dois filhos, o engenheiro civil Marcelo, e o zootecnista, egresso da Fazu, Rafael. O objetivo do trabalho do professor Adilson neste dia foi inventariar os recursos da Fazenda Segredo e emitir um diagnóstico da situação atual e da potencial.

Dia na Varanda na Fazenda Vale do Boi

No dia 23 de março, o professor Adilson participou do Dia na Varanda na Fazenda Vale do Boi, no município de Carmolândia, região norte do estado do Tocantins. O Dia na Varanda é um evento criado pela Dow AgroSciences há mais de uma década que traz a proposta de reunir em uma fazenda de pecuária pecuaristas formadores de opinião de uma região, que vivenciam realidades semelhantes com um consultor que tem experiência teórica e prática na atividade pecuária para prestar um dia de consultoria conjunta para este grupo. O Dia na Varanda é sempre feito entre a Dow e um distribuidor local. Neste Dia na Varanda a fazenda de pecuária foi a Fazenda Vale do Boi, que sempre esteve de porteiras abertas para este tipo de evento, o distribuidor parceiro foi a Agroquima loja de Araguaina, e o consultor, o professor Adilson Aguiar, da FAZU/CONSUPEC.

A Fazenda Vale do Boi é propriedade do casal Sr. Epaminondas de Andrade e da sua esposa Sra. Valquiria e é administrada por eles e pelos filhos, o administrador de empresas Paulo de Andrade, e o zootecnista, egresso da Fazu, Ricardo de Andrade. A Fazenda Vale do Boi seleciona a raça Nelore desde 1975.

O professor Adilson discorreu sobre os temas escolha da espécie forrageira, estabelecimento da pastagem, construção da infra-estrutura da fazenda, manejo do pastejo, planejamento alimentar e controle de plantas invasoras e pragas da pastagem e respondeu as dúvidas dos participantes em relação a estes assuntos.

O evento teve início às 7h30 com um café da manhã e inscrições, seguido pela abertura feita pelos representantes da Agroquima (Rodrigo Miotto), da Dow (Pedro Alves) e da Fazenda Vale do Boi (Sr. Epaminondas). A primeira apresentação foi feita pelo engenheiro agrônomo Pedro Alves, responsável técnico de venda da Dow na região norte do Tocantins que fez o lançamento da tecnologia XT de herbicidas da Dow que trará uma proposta revolucionária no controle de plantas invasoras de difícil controle e tolerante a outros ingredientes de herbicidas já existentes no mercado. Depois foi a vez do prof. Adilson que conduziu o evento até o almoço, e depois o almoço. O evento foi encerrado por volta das 15h.

Durante os dias que o prof. Adilson trabalhou nos estados do Pará e do Tocantins e, principalmente no Dia na Varanda, encontrou-se com vários egressos da Fazu.

Fazenda Santa Cruz

Finalizando esta etapa de trabalhos nos estados do Pará e do Tocantins o professor Adilson juntamente com integrantes das equipes da Agroquima loja de Araguaina, e da Dow, trabalharam na Fazenda Santa Cruz, localizada no município de Araguaina. A propriedade é gerenciada pelo zootecnista Celso, egresso da Fazu graduado em 1999. Ele também gerencia outras fazendas do grupo no estado. O principal objetivo deste trabalho foi o de inventariar os recursos produtivos da fazenda para a emissão de um diagnóstico sobre as suas situações atual e a potencial, mas foi dada muita ênfase no controle das cigarrinhas que atacam pastagens já que os ataques nesta estação chuvosa que está se encerrando foram muito severos.

A convite do Celso, gerente da Fazenda Santa Cruz, o zootecnista Luiz Fernando Montes, egresso da Fazu, graduado este ano, seu pai e seu tio, que são pecuaristas na região, acompanharam o trabalho do professor Adilson. O zootecnista Luiz Fernando, foi o monitor remunerado responsável pelos projetos de pesquisas coordenados pelo professor Adilson na Fazenda Escola da Fazu e defendeu seu TCC com base no experimento que conduziu avaliando o efeito de frequência de fornecimento de suplementos múltiplos para bovinos em pasto.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *