O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Dr. João Costa Junior, esteve no dia 24 de maio em Florianópolis/SC para participar do 2º Congresso de Zootecnia de Precisão. O professor João Costa Junior ministrou palestra sobre o tema “Predição de eventos fisiológicos em bovinos, ovinos e caprinos”. O evento teve o intuito de difundir novos conhecimentos, pesquisas de ponta e debater avanços proporcionados pelo uso de tecnologias de zootecnia de precisão nos sistemas de produção animal. Além da palestra com o professor da Fazu, estiveram presentes palestrantes da UNESP, USP, UFLA e Universidade de Milão – Itália
Segundo informações do professor, a zootecnia de precisão é uma área de conhecimento que tem crescido com grande intensidade nos últimos anos. “É uma ferramenta chave na busca por uma produção eficiente via soluções de gestão com base em tecnologias da engenharia de processos, principalmente por meio do uso de sensores para monitoramento dos animais e das características bioclimáticas do ambiente de criação”, explica Costa Junior.
O professor ainda conta que o uso de tecnologia desenvolvidas dentro do conceito de zootecnia de precisão, conforme apontam diversos estudos científicos, tem gerado melhorias de produtividade, redução de custos e atendimento à demanda atuais, como é o caso do bem-estar animal, em sistemas produtivos de aves, suínos e bovinos.
Deixe um comentário