23º Porteira Adentro da Fazu acontece na próxima sexta-feira (07)

O evento conta com uma programação especial para produtores rurais, lançamento oficial do hub Celeiro, 1ª edição do AgroTalks, doação de mudas de plantas, inscrições gratuitas para o vestibular e o Farm Tour

O maior evento de extensão da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), o 23º Porteira Adentro, será realizado na próxima sexta-feira, 7 de junho, das 08h às 17h30, no campus da faculdade, na Avenida do Tutuna, nº 720, Bairro Tutunas, em Uberaba (MG). O Porteira Adentro está estruturado para ser um dos maiores dias de campo de Uberaba e região. O evento é gratuito e aberto ao público.

O estreitamento entre o conhecimento técnico-científico e os negócios é uma realidade interessante no processo de ensino e aprendizagem desenvolvido nos cursos de graduação em Agronomia, Agronegócio, Sistemas de Informação, Secretariado Executivo e Zootecnia. Em 2019, o Porteira Adentro tem como tema “Soluções sustentáveis para o campo”. A ideia é aproximar o ensino e o produtor rural apresentando projetos dos alunos como forma de capacitação e aplicação nas propriedades rurais da região.

Serão apresentados cerca de 100 projetos nas áreas de produção e nutrição vegetal, mecanização agrícola, fitossanidade, práticas de manejo e bem-estar animal, reprodução e melhoramento animal, gestão ambiental e métodos de controle alternativos, inovações na agricultura e instituições de apoio ao produtor rural.

Especial Produtor Rural – A 23ª edição do Porteira Adentro tem uma programação especial para os produtores rurais. Além dos projetos com soluções lucrativas para o produtor, a Fazu estruturou uma estação especial para os produtores participarem de palestras e minicurso. O “Preço de Venda no Agronegócio” é tema de palestra promovida pelo Sebrae/MG. Já o Sindicato Rural de Uberaba apresentará o “APPorteira”. Os produtores poderão participar também de um minicurso sobre “Tecnologias Acessíveis ao Produtor Rural”, com a CartoDrone/Fazu. As inscrições serão realizadas no local.

Celeiro – O Centro de Referência em Empreendedorismo e Inovação para o Agronegócio (Celeiro Fazu) será lançado oficialmente no Porteira Adentro 2019. O Celeiro é o 1º hub de inovação 100% voltado ao agro de Minas Gerais. Localizado no campus da Fazu, o Celeiro é um espaço que reúne empresas nascentes de base tecnológica com alto potencial de crescimento – as startups –, além de empresas e potenciais investidores. Um espaço voltado para a geração de negócios.

1º AgroTalks – O 23º Porteira Adentro será palco do 1º AgroTalks, o primeiro evento promovido pelo Celeiro Fazu após seu lançamento oficial. O AgroTalks tem como objetivo conectar empreendedores, investidores, pesquisadores, produtores rurais e especialistas de várias áreas do mercado, em torno de conteúdos relevantes para o desenvolvimento de negócios do Agro 4.0.

A programação do AgroTalks será realizada na Sede do Celeiro, a partir das 9h30, com uma mostra de startups do agronegócio e café de boas-vindas. O 1º AgroTalks contará com os seguintes momentos: Talk 1 – “Dos Desafios de empreender no Agro 4.0”, com o moderador Alexandre Borges, fundador da Grão Direto. Talk 2 – “O Agro 4.0, Da ideia ao mercado”, com o moderador Christian Pensa, fundador da Criabiz.

Após o horário de almoço, às 14h, o 1º AgroTalks recebe os seguintes workshops: “Workshop de Validação de Startups”, com Christian Pensa, da Criabiz. “Workshop de Design Thinking”, com Camila Angélica, da AgroComunidade. “Workshop de Pitch”, com Cássia Cristina, da FCJ Participações. O 1º AgroTalks é gratuito e aberto para comunidade, mas as vagas são limitadas. Inscreva-se através do e-mail contato.celeiro@fazu.br ou pelo telefone (34) 3318-4136. Acompanhe as atividades do Celeiro pela mídias sociais @celeirofazu.

Farm Tour – Durante o Porteira, a Fazu promove sessões de tour guiado pelo campus da faculdade. Um “trenzinho” fará o percurso, com duração de 1h cada sessão, passando por diversos setores agropecuários instalados nos quase 200 hectares da Fazenda Escola da Fazu. O Farm Tour sairá nos horários de 9h, 10h, 11h, 13h, 14h, 15h, da Estação Institucional, e contará com professores, alunos e colaboradores fornecendo informações técnicas e esclarecendo dúvidas.

Doação de mudas – Com o objetivo de promover a consciência ambiental, bem como a importância da diversidade das linhas de pesquisa da Agronomia, a Fazu promove doações de mudas de plantas nativas, exóticas, ornamentais, frutíferas, medicinais. As doações serão feitas na Estação Institucional e os visitantes poderão ganhar mudas de amora, terramicina, boldo, tento carolina, bálsamo, palmeira areca, hibisco vermelho, goiaba vermelha, oiti e leucena.

Estação Institucional – Durante o evento, interessados nos cursos de Agronegócio, Agronomia e Zootecnia poderão se inscrever gratuitamente no vestibular de domingo, 09 de junho, para início das aulas em agosto deste ano, ou garantir inscrição no vestibular de dezembro da Fazu, para ingresso em fevereiro de 2020. Os visitantes também poderão acompanhar demonstrações de voos de drones e as aplicabilidades no agro. Os interessados nos cursos de pós-graduação poderão se inscrever e obter mais informações.  Além das ações sociais institucionais, a Fazu concedeu espaço no evento para a AME (Associação Mineira de Equoterapia de Uberaba), que estará presente com um trailer comercializando produtos para arrecadar recursos financeiros e divulgar o trabalho realizado pela instituição.

Informações para a Imprensa
Daniela Miranda – daniela.miranda@fazu.br – (34) 9 9689-1571

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *