1º Simpósio Uberabense de Piscicultura reúne vários especialistas

O Governo Municipal, por meio da Secretaria do Agronegócio (Sagri), e as Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) realizaram, nesta quinta-feira (15), o 1º Simpósio Uberabense de Piscicultura, on-line. O evento já contava com mais de 250 visualizações no YouTube.

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, abriu o evento. Ela mencionou a abundância da malha hídrica de Uberaba e informou que a Sagri viabilizará a escavação de tanques, com maquinário próprio, subsidiado pelo Governo Municipal. A prefeita ainda ressaltou que o fomento da piscicultura no Município possibilitará a criação de um abatedouro de peixes. “Essa é uma proposta que está presente em nosso plano de governo e que vai ser desenvolvida ao longo da gestão”, lembrou.

O diretor executivo da Fazu, Celio Vieira, destacou o papel da instituição na transferência de saberes e alta tecnologia e disse ter ficado feliz com a notícia de que o Governo Municipal pretende implantar um abatedouro de peixe. Agrônomo e especialista em piscicultura, o deputado federal Zé Silva observou o potencial da piscicultura na geração de postos de trabalho e o ganho para produtores de grãos usados na alimentação do peixe.

No vídeo enviado para o Simpósio, a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Maria Soares Valentini, falou sobre a potencialidade de crescimento da atividade no Estado, considerado a caixa d’água do Brasil. Conforme Ana, a produção, ainda que crescente em Minas Gerais, não atende à demanda do consumo. A secretária parabenizou a organização pela iniciativa do Simpósio.

Temas – O primeiro tema abordado foi a importância e potencial da piscicultura, pelo assessor técnico especial da Seapa Frederico Ozanam de Souza. Em seguida, o professor Ricardo Motta Pinto Coelho, membro do Conselho Regional de Biologia/4ª Região, discorreu quanto à importância da qualidade da água na aquicultura intensiva.

Médico veterinário, Marco Túlio Diniz Peixoto expôs as principais doenças na piscicultura, enquanto a professora da Fazu Renata Trevisan tratou do manejo produtivo e comercialização. A última palestra foi sobre o processo de licenciamento ambiental, com o secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de Uberaba, Vinícius Arcanjo da Silva.

O secretário municipal de Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, encerrou o evento, agradecendo a participação dos convidados e colocando o Governo Municipal à disposição para o fomento da piscicultura.

Assista ao Simpósio completo pelo link youtube.com/watch?v=khoQMk9YdPI.

Fonte: Prefeitura Municipal de Uberaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *